domingo, 6 de janeiro de 2013

MUDANÇA DE PLANO


Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá
(Pr. 19:21)  .

            Pelo que tínhamos na nossa lista, seria uma semana corrida. Certas coisas tinham de ser feitas. Às vésperas e uma grande mudança na nossa família, estamos correndo contra o tempo e cada minuto tem muitíssimo valor.
            Por isso, o repentino e estranho problema nas costas da minha esposa nos causou grande transtorno. Ela é uma verdadeira auxiliadora, e nesta semana seu auxílio seria ainda mais especial. Mas, apesar da necessidade, todos os planos foram alterados drasticamente, quando o que menos queríamos era um imprevisto. Não tivemos escolha, nem temos explicação. Aline simplesmente se virou para pegar um papel e sentiu uma forte dor na região lombar. A partir desse ponto, o resto da semana foi de consultório médico, confinamento, comprimidos e injeções. Se conheço bem a minha esposa, posso afirmar que a dor da mudança de plano foi pior do que a dor nas costas. Na sua mente organizada, mudanças imprevistas são geralmente bastante traumáticas. Louvo a Deus por que a minha esposa suportou com paciência a vontade do Senhor, e com isso temos aprendido boas lições.
            Deus tem Seus caminhos e Seus métodos. Ele é soberano sobre a vida de todos e não deve explicação a nenhum de nós. Quando os nossos planos falham, não devemos ficar concentrados nos motivos do Senhor, mas na soberania do Senhor. Não fomos chamados a entender, mas a confiar na bondade de Deus. Os caminhos adiante não estão claros aos nossos olhos, mas o Senhor conhece tudo. Ele conhece “o quê” e o “por que”. Por isso, quando as mudanças ocorrerem, à revelia da nossa escolha e poder de ação, o reconhecimento de que Deus é soberano e bom deve acalmar o nosso coração. Tais fatos revelam a nossa pequenez e fragilidade, mostrando o quanto somos dependentes de Deus.
            Embora à primeira vista não possamos enxergar, o fato é que os imprevistos, quando cuidadosamente considerados, podem nos despertar para uma atitude de gratidão. O que é um imprevisto? O fato inusitado que nos surpreende e foge à normalidade. Mas o “imprevisto” existe apenas em função do “previsto”, assim como as trevas são o contrário da luz. Se a vida não seguisse um padrão de normalidade, não existiria a palavra anormalidade. Ou seja, os fatos imprevistos são o estranho no ninho, pois, de modo geral, Deus nos dá a bênçãos de seguir pelos caminhos que planejamos.  Para cada dia anormal, existem dezenas de dias normais, que começam e terminam, no fim dos quais nos falta, muitas vezes, uma oração de gratidão. Assim, creio as mudanças que nos desanimam terminam trazendo um grande benefício espiritual, pois além de destacar a soberania de Deus, podem nos tornar mais gratos ao Senhor.
            Como foi sua semana? As coisas saíram como planejadas? Louvado seja Deus. Mas quando o trem sair dos trilhos, não seja ingrato. Foi Deus que lhe abençoou para seguir a viagem. É Deus que nos faz andar. É Deus que nos faz parar. Meus planos podem ser frustrados, mas os planos do Senhor prevalecerão. E Seus planos são sempre melhores.
            A Serviço do Mestre,
            Pr. Jenuan Lira. 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O CICLO DA VIDA


 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?

 Mais um fim de ano. Depois de uma pequena pausa, o ciclo recomeça. Os detalhes não podemos prever, mas seguiremos pelos mesmos caminhos: Alegrias e tristezas, paz e angústias, trabalho e descanso, perdas e ganhos. Até que cruzaremos mais uma vez a linha de chegada do próximo ciclo, quanto tudo recomeça.
            Recomeçar, eis a questão. Antes da partida, deveríamos perguntar: Recomeça para quê? Partir de qualquer ponto para chegar a lugar nenhum? A vida é só isso? Essa frágil emoção que nos anima por um pouco, enquanto se evapora como a névoa em cada amanhecer? 
            Não deveria ser assim, mas infelizmente para muito é. E em algum ponto fica insuportável, pois quem segue correndo pela própria vida, não consegue suportar as demandas da corrida. Por mais que se veja um vencedor, no fundo sabe que será vencido, pois na luta pela vida a morte sempre ganha. É uma simples questão de tempo. Por isso, homens como o sábio  Salomão, depois de pensar e se esforçar em vão em busca de uma porta de uma saída, desesperam-se ao reconhecer que também fazem parte da engrenagem, sem chance de se livrar dela. Vida? Que á a vida senão essas voltas circulares que perdem gradualmente sua força até chegar ao ponto de repouso total?  Nascer, correr, trabalhar, olhar e morrer... Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?
            O ano de 20012 termina, e o novo ciclo já se encontra em ponto de partida. Vai ser dada a largada e, se tudo correr bem, em instantes teremos percorrido mais uma volta. Mas não podemos deixar de perguntar: Correr para quê? Tudo na vida, até ela própria, tem um ponto de partida e um ponto de chegada, por isso e o velho poeta já perguntava... “José, para onde?”.
            Os sábios de todos os tempos iniciavam suas indagações pelas perguntas elementares: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Eles estavam certos, pois enquanto não respondemos a essa perguntas, viveremos sem rumo, tentando segurar o insustentável. No entanto, mais do ter respostas, o importante é ter as respostas certas.
            Existem inúmeras propostas humanas para o dilema da vida, mas a resposta de Deus é a que faz mais sentido. Pela Sua Palavra, Ele declara que somos criaturas de Deus, mantidas pela bondade de Deus, caminhando para o encontro com Deus. A vida é um conjunto de ciclos que se expandem a partir de Deus, e a Ele retornam. Por isso, segundo a Sua Palavra, a existência humana perde o equilíbrio quando ignora seu Ponto de referência.
            Cada um sabe que voltas a sua vida deu no ano que se finda, e quão longe ou perto esteve do Criador. Independente do que tenha sido, aproveitemos a oportunidade de recomeçar. Ainda estamos na corrida. Percorramos a próxima fase com os olhos em Deus, busquemo-lo pela Sua Palavra e assim concluiremos vitoriosos a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, o Autor da vida e Resgatador das nossas almas. Que em 2013, Ele seja nosso início, meio e fim. A Ele toda glória!
            A serviço do Mestre,
            Pr. Jenuan Lira.