terça-feira, 13 de março de 2012

ATENÇÃO!! PERIGO!!

A história daquele pastor é realmente trágica e comovente. Dada sua destacada capacidade na época de estudante, cedo assumiu postos de liderança e iniciou seu ministério trabalhando numa grande igreja de uma capital. Sendo dotado de invejável dom de oratória, chegou a ter um programa de televisão de enorme repercussão. Com uma esposa muito habilidosa, filhos bonitos, ministério próspero e excelente condição financeira... tudo parecia correr às mil maravilhas... até o dia em que pequenas mudanças começaram a surgir no seu casamento. O relacionamento com a esposa passava por certo desgaste.

No início tudo parecia pequeno demais para preocupar, mas as coisas pequenas não resolvidas começaram a ganhar grandes proporções. Depois de alguns meses aquele homem estava laçado num caso extraconjugal que culminou com o abandono do ministério e a destruição de duas famílias.

Muitos anos depois, falando do seu passado, ele dizia com lágrimas: ."a infidelidade não acontece de repente. Tudo se processa aos poucos. Você inicia ultrapassando certos limites internamente, até que se envolve com práticas externas que lhe prendem definitivamente no pecado". É incrível como Satanás tem atacado a vida conjugal! Diversos casos, longe e perto de nós, têm ocorrido entre casais aparentemente intocáveis.

O apóstolo Paulo, advertindo a Timóteo, fala de algo que me chama a atenção - "o laço do Diabo" (l Tm 3.7). O termo LAÇO me faz pensar numa armadilha oculta que prende aquele que se aproxima. É algo traiçoeiro que não se manifesta claramente, mas que aprisiona inesperadamente. Aliás, é desse modo que Salomão compara a infidelidade. Quem se envereda por esse caminho é semelhante a um pássaro que se dirige para o laço desavisadamente (Pv.7.21-23).

Em recente conversa com um pastor amigo, ele resumiu bem a armadilha de Satanás: "O processo é sempre o mesmo. Tudo começa com desestabilização no casamento, que pode iniciar com pequenos desgostos e desavenças, causando um grande distanciamento do casal. Em seguida é apresentada uma outra pessoa que parece ter tudo aquilo que seu cônjuge não possui ou perdeu com o tempo." Desse ponto em diante a queda é só uma questão de tempo. Só a misericordiosa intervenção de Deus pode impedir a destruição.

Meus irmãos, nunca pensemos que isto não pode acontecer conosco. Esta é uma área muito sensível na qual precisamos estar em constante vigilância. Tenhamos muito cuidado com o nosso casamento. A felicidade conjugal não nasce espontaneamente, mas com investimento e cuidado.

Fiquemos sempre de olhos abertos. Ao sinal da menor desestabilização, procuremos logo os meios para não deixar que uma pequena rachadura leve todo um edifício ao chão.

A serviço do Mestre,
Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: