domingo, 6 de janeiro de 2013

MUDANÇA DE PLANO


Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá
(Pr. 19:21)  .

            Pelo que tínhamos na nossa lista, seria uma semana corrida. Certas coisas tinham de ser feitas. Às vésperas e uma grande mudança na nossa família, estamos correndo contra o tempo e cada minuto tem muitíssimo valor.
            Por isso, o repentino e estranho problema nas costas da minha esposa nos causou grande transtorno. Ela é uma verdadeira auxiliadora, e nesta semana seu auxílio seria ainda mais especial. Mas, apesar da necessidade, todos os planos foram alterados drasticamente, quando o que menos queríamos era um imprevisto. Não tivemos escolha, nem temos explicação. Aline simplesmente se virou para pegar um papel e sentiu uma forte dor na região lombar. A partir desse ponto, o resto da semana foi de consultório médico, confinamento, comprimidos e injeções. Se conheço bem a minha esposa, posso afirmar que a dor da mudança de plano foi pior do que a dor nas costas. Na sua mente organizada, mudanças imprevistas são geralmente bastante traumáticas. Louvo a Deus por que a minha esposa suportou com paciência a vontade do Senhor, e com isso temos aprendido boas lições.
            Deus tem Seus caminhos e Seus métodos. Ele é soberano sobre a vida de todos e não deve explicação a nenhum de nós. Quando os nossos planos falham, não devemos ficar concentrados nos motivos do Senhor, mas na soberania do Senhor. Não fomos chamados a entender, mas a confiar na bondade de Deus. Os caminhos adiante não estão claros aos nossos olhos, mas o Senhor conhece tudo. Ele conhece “o quê” e o “por que”. Por isso, quando as mudanças ocorrerem, à revelia da nossa escolha e poder de ação, o reconhecimento de que Deus é soberano e bom deve acalmar o nosso coração. Tais fatos revelam a nossa pequenez e fragilidade, mostrando o quanto somos dependentes de Deus.
            Embora à primeira vista não possamos enxergar, o fato é que os imprevistos, quando cuidadosamente considerados, podem nos despertar para uma atitude de gratidão. O que é um imprevisto? O fato inusitado que nos surpreende e foge à normalidade. Mas o “imprevisto” existe apenas em função do “previsto”, assim como as trevas são o contrário da luz. Se a vida não seguisse um padrão de normalidade, não existiria a palavra anormalidade. Ou seja, os fatos imprevistos são o estranho no ninho, pois, de modo geral, Deus nos dá a bênçãos de seguir pelos caminhos que planejamos.  Para cada dia anormal, existem dezenas de dias normais, que começam e terminam, no fim dos quais nos falta, muitas vezes, uma oração de gratidão. Assim, creio as mudanças que nos desanimam terminam trazendo um grande benefício espiritual, pois além de destacar a soberania de Deus, podem nos tornar mais gratos ao Senhor.
            Como foi sua semana? As coisas saíram como planejadas? Louvado seja Deus. Mas quando o trem sair dos trilhos, não seja ingrato. Foi Deus que lhe abençoou para seguir a viagem. É Deus que nos faz andar. É Deus que nos faz parar. Meus planos podem ser frustrados, mas os planos do Senhor prevalecerão. E Seus planos são sempre melhores.
            A Serviço do Mestre,
            Pr. Jenuan Lira. 

Nenhum comentário: