quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O CICLO DA VIDA


 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?

 Mais um fim de ano. Depois de uma pequena pausa, o ciclo recomeça. Os detalhes não podemos prever, mas seguiremos pelos mesmos caminhos: Alegrias e tristezas, paz e angústias, trabalho e descanso, perdas e ganhos. Até que cruzaremos mais uma vez a linha de chegada do próximo ciclo, quanto tudo recomeça.
            Recomeçar, eis a questão. Antes da partida, deveríamos perguntar: Recomeça para quê? Partir de qualquer ponto para chegar a lugar nenhum? A vida é só isso? Essa frágil emoção que nos anima por um pouco, enquanto se evapora como a névoa em cada amanhecer? 
            Não deveria ser assim, mas infelizmente para muito é. E em algum ponto fica insuportável, pois quem segue correndo pela própria vida, não consegue suportar as demandas da corrida. Por mais que se veja um vencedor, no fundo sabe que será vencido, pois na luta pela vida a morte sempre ganha. É uma simples questão de tempo. Por isso, homens como o sábio  Salomão, depois de pensar e se esforçar em vão em busca de uma porta de uma saída, desesperam-se ao reconhecer que também fazem parte da engrenagem, sem chance de se livrar dela. Vida? Que á a vida senão essas voltas circulares que perdem gradualmente sua força até chegar ao ponto de repouso total?  Nascer, correr, trabalhar, olhar e morrer... Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?
            O ano de 20012 termina, e o novo ciclo já se encontra em ponto de partida. Vai ser dada a largada e, se tudo correr bem, em instantes teremos percorrido mais uma volta. Mas não podemos deixar de perguntar: Correr para quê? Tudo na vida, até ela própria, tem um ponto de partida e um ponto de chegada, por isso e o velho poeta já perguntava... “José, para onde?”.
            Os sábios de todos os tempos iniciavam suas indagações pelas perguntas elementares: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Eles estavam certos, pois enquanto não respondemos a essa perguntas, viveremos sem rumo, tentando segurar o insustentável. No entanto, mais do ter respostas, o importante é ter as respostas certas.
            Existem inúmeras propostas humanas para o dilema da vida, mas a resposta de Deus é a que faz mais sentido. Pela Sua Palavra, Ele declara que somos criaturas de Deus, mantidas pela bondade de Deus, caminhando para o encontro com Deus. A vida é um conjunto de ciclos que se expandem a partir de Deus, e a Ele retornam. Por isso, segundo a Sua Palavra, a existência humana perde o equilíbrio quando ignora seu Ponto de referência.
            Cada um sabe que voltas a sua vida deu no ano que se finda, e quão longe ou perto esteve do Criador. Independente do que tenha sido, aproveitemos a oportunidade de recomeçar. Ainda estamos na corrida. Percorramos a próxima fase com os olhos em Deus, busquemo-lo pela Sua Palavra e assim concluiremos vitoriosos a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, o Autor da vida e Resgatador das nossas almas. Que em 2013, Ele seja nosso início, meio e fim. A Ele toda glória!
            A serviço do Mestre,
            Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: