sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O perigo que vem de dentro

Dentro de alguns aparelhos eletrônicos, certas partes trazem um adesivo com o sinal de perigo indicando risco de choque elétrico. O que está em volta pode ser manuseado, desde que respeite o ‘perigo’ que se esconde dentro dos componentes assinalados. Assim são alguns conteúdos dentro do nosso coração. Estão lá meio dormentes, mas farão um grande estrago se forem tocados.
            É o Senhor Jesus quem nos fala sobre isso em Mateus 15.18-20, quando ele foi abordado sobre ‘’o que contamina o homem’’. Diferente dos fariseus, Jesus afirma que a contaminação não se dá pelo que entra, mas pelo que sai da boca do homem.
            O ponto interessante aqui é a declaração de que o homem se contamina quando sua boca profere o que está no coração. Por que somente quando sai? Não seria mais lógico pensar que, uma vez que o ‘material contaminado’ encontra-se no interior do homem, então, a expressão verbal seria apenas a demonstração externa da contaminação que já é real internamente? Como é que o coração está cheio de ‘material contaminado’, mas o homem só se contamina quando a boca fala?
            Uma possível explicação seria a seguinte: a expressão externa por meio da boca pressupõe que interiormente foram feitos os processos que levam à comunicação. ‘’A boca não fala’’ por si. Ela é instrumento da mente. Ou seja, para fazer a boca falar, seria preciso a mente tocar naquele setor do coração onde se encontra a lista de pecados mencionados por Jesus. As palavras más são fruto de pensamentos direcionados para o mau.
            Jesus está ensinando que dentro do coração de cada pessoa se encontra um compartimento com material altamente perigoso, capaz de contaminar a alma e espalhar destruição no ambiente. A chave que destranca esse compartimento está em nossas mãos. Por descuido, ou por decisão, às vezes abrimos a porta, liberando o odor tóxico do pecado.
            Tudo isso mostra o quanto precisamos da ajuda de Deus para vivermos de um modo que Lhe agrade. Entregues a nós mesmos, seremos contaminados pelo nosso próprio pecado e seremos agentes de contaminação.
            Graças a Deus por Jesus Cristo e pelo Seu Espírito.

A serviço do Mestre,

Pr. Jenuan Lira.       

Nenhum comentário: