terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

EU DESCEREI CONTIGO

“Então, disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação. Eu descerei contigo para o Egito e te farei tornar a subir, certamente. A mão de José fechará os teus olhos” (Gn. 46.3–4).

                Nós não somos Ele é. Nós mudamos, Ele é sempre o mesmo.
Nós nos desorientamos, Ele jamais se confunde. Seu plano é perfeito, Seus caminhos bons, Seu poder inigualável, Sua vitória certa, Seu amor eterno. Deus grande e temível; Criador, Sustentador e Redentor... o nosso Deus. Portanto, “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmo 42.5).
                O atributo da imutabilidade de Deus assegura que a revelação de Si mesmo nas Escrituras permanece válida. A despeito do longo tempo, tudo que Deus revelou sobre Si mesmo aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó tem valor para nós. Por isso, podemos ler as narrativas maravilhosas de Gênesis, transportando cada aspecto da revelação do Ser de Deus para a nossa própria história, “...a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Romanos 15.4).
                Pensemos, por exemplo, patriarca Jacó, quando recebe a notícia de que seu filho desaparecido há mais de vinte anos está vivo, é governador no Egito e mandou buscar toda família para viver sob a sua proteção e provisão. A notícia era impressionante demais para um homem de 130 anos, cuja vida fora uma incessante peregrinação, cheia de lutas, temores e perigos. Estarrecido com a notícia “seu coração ficou como sem palpitar”, porque não deu crédito ao que os filhos disseram (Gn. 45.26). Parecia-lhe uma piada de mau gosto, até que viu as carruagens que José enviara para fazer a mudança, e seu espírito reviveu.
                Antes de partir, porém, Jacó lembrou-se de adorar o Deus de Isaque, seu pai, em Berseba. Ali, enquanto descansa para prosseguir a viagem, Deus lhe apareceu em uma visão, reafirmando Suas promessas. Havia anos desde a última aparição do Senhor. Jacó tinha envelhecido e se via abatido sob o peso dos anos e das muitas provações. Sua família se desintegrou e se desviou do Deus dos seus pais. Seu contexto familiar tinha mudado, pessoas queridas haviam desaparecido, sua força se esgotara, mas Deus permanecia o mesmo. Assim, nesse momento crucial quando Jacó vê no limiar da sua última grande mudança na vida, Deus se aproxima e lhe assegura Sua companhia... “Não tema, Jacó. O que eu prometi a seus pais continua valendo. A sua mudança para o Egito não anula a minha promessa. Tudo o que tem acontecido até agora faz parte de um plano que estabeleci desde a eternidade passada, por meio do qual você será um elo de bênção e salvação para todas as famílias da terra. Está tudo sob controle. Minha promessa permanece firme. Nada está perdido. O Egito não será o final da história, mas um grande avanço na história do seu povo. Fui Eu quem enviei José para preparar o caminho e a sobrevivência da família. Todo o sofrimento do passado será revertido em alegria indizível e cheia de glória. O filho que você pensava estar morto vive, e por Ele revelarei a toda humanidade que Eu Sou Deus. Siga em paz. Estou ao seu lado!”.    
                Observando a presença de Deus na vida de Jacó sou reanimado pelas palavras do Salmo 46.10: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” Que afirmativa impressionante, e como precisamos meditar nela! Quantas vezes me deixo levar pelas circunstâncias, esquecendo que o Deus de Jacó está comigo? Na minha dureza de coração não consigo viver a certeza de o Deus dos patriarcas é o Deus fiel que me guarda e com Quem posso falar por meio da oração. O Deus de Jacó é o grande Eu Sou, fiel, soberano, imutável. O Deus de Jacó não tem projetos inacabados, nem precisa refazer os seus planos. Ele não erra não se confunde, e nunca teve uma nova ideia, pois conhece o final desde o princípio. Ele é perfeito, sábio, poderoso, justo, santo e bom. Ele sabe bem quem somos, onde estamos e de que precisamos para ser parte da obra gloriosa que Ele agora está realizando. O Deus de Jacó é o meu Pastor, e de nada sentirei falta.
                As coisas mudaram e novos desafios se apresentam? Por algum motivo perdemos nossa estabilidade e precisamos seguir por caminhos nunca antes trilhados? A nossa força está reduzida para a jornada que nos aguarda? Não há o que temer, pois o Deus de Jacó está conosco. Lembremos “... que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte.” (Sl. 48.14)
                O que o futuro me aguarda não posso antecipar. Mas, independente do que seja, posso exclamar: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é  fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmo 27.1)
                Sigamos firmes, pois com Cristo o melhor está por vir!

                A serviço do Mestre,
                Pr. Jenuan Lira.



Nenhum comentário: