sexta-feira, 6 de março de 2015

ESTRADA DA VIDA

Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo; também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem; depois, rumo aos mortos.” (Eclesiastes 9.3)

“Nesta longa estrada da vida / Vou correndo e não posso parar
Na esperança de ser campeão /Alcançando o primeiro lugar
Na esperança de ser campeão /Alcançando o primeiro lugar
Mas o tempo cercou minha estrada/ E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram/ E o final da corrida chegou”


                Um artista nunca morre só. Com ele segue um pouco de cada homem, e muitos sonhos, emoções, ilusões e esperanças descem com ele à sepultura.  Foi isso que ocorreu semana passada (03/mar) com a morte repentina do consagrado cantor sertanejo José Rico, aos 68 anos, de parada cardíaca.
                Como todo verdadeiro artista, José Rico conseguiu por mais de 30 anos exprimir pela sua música os receios, anseios e devaneios que se abrigam na alma. Essa é função do artista: comunicar por meio da arte a realidade profunda do coração humano, sendo um representante de cada homem. Todos sentem,  mas somente o artista consegue expressar o sentimento.
                Fernando Pessoa disse que o artista é um fingidor e um sofredor, pois ‘às vezes finge ser dor, a dor que deveras sente.’ Concordo plenamente. O artista tem obsessão pela eternidade, mas vive sob o peso da brevidade. José Rico tinha um sonho de seguir na longa estrada da vida, mas sabia  que embora correndo na expectativa de que seria um campeão estava fadado à derrota, pois na luta pela vida, a morte sempre ganha (Eclesiastes 8.8). Foi assim que José Rico precisou encarar relutantemente a dura realidade de que a estrada da vida estava se acabando, o cansaço se tornou insuportável, os olhos perderam o brilho e foi preciso encerrar a corrida presente para iniciar a corrida eterna.
                A dor do artista é a dor de todo homem. Enquanto dentro de nós algo clama por vida, sabemos que nossos pés se dirigem para a morte. Estamos em queda livre em direção à eternidade, e em nós mesmos não há força para evitar o fatal destino. Mais cedo ou mais tarde o tempo vai cercar nossa estrada, e a primeira parte da corrida chegará ao seu fim.
                Infelizmente, por indomável força da corrupção do pecado, a arte anda muito perto da ilusão. Ao mesmo tempo em que nos alerta para o final da corrida, não nos desperta nem informa sobre o que se segue depois que uma pessoa cruza os portais eternos. E na verdade, nem pode, pois o conhecimento da eternidade, a segunda metade da corrida da vida, não se conhece por meio da sensibilidade do artista, mas por revelação do Criador. O artista nos avisa que a estrada está acabando, mas não pode nos oferecer alento e certeza para o além-túmulo. Tudo o que ele sabe que em breve terá que assumir que “o final da corrida chegou”, quanto ao que se segue o que resta é um pavoroso silêncio.
                O final da corrida de José Rico é semelhante ao que acontece com todo homem. Mesmo sabendo que ‘tudo passa rapidamente e nós voamos’ (Salmo 90.10), preferimos investir tudo na breve corrida da vida, como se fôssemos continuar correndo para sempre. Pelo que se sabe, o nome José Rico, pseudônimo para José Alves dos Santos, era mais uma ilusão da arte, pois ele não era um homem realmente rico. No entanto, José Rico investiu muito do que tinha na construção de um castelo que tinha 100 quartos. A obra inacabada foi iniciada há mais de 24 anos e se localiza às margens da rodovia Anhanguera (SP 330), em Limeira. Perguntado sobre a razão da obra faraônica e desproporcional, José Rico respondeu: “Ali é o meu mundo. Estou construindo para mim e para meus filhos.” Entendo o artista: se aquilo era o seu mundo, então ali deveria estar seu maior investimento. O problema do artista foi não perguntar seriamente: “Ali é o meu mundo? Ali será a minha habitação eterna?” Aparentemente ele não fez essas perguntas em tempo hábil. A corrida acabou, mas a obra não... que pena!!
                Parte mais um artista, fica mais uma lição. Em Eclesiastes 12.5 Salomão nos lembra que nossos pés seguem para ‘a casa eterna’. Mas Jesus nos disse que a estrada eterna se divide em dois caminhos: um caminho largo que leva à perdição e um caminho estreito que conduz à vida eterna: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela)” (Mateus 7.13). Esse caminho estreito não é uma ideologia, filosofia ou religião uma Pessoa: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6).
                A corrida do José Rico acabou, mas a sua ainda não. Mas, por favor, não espere até o último momento, quando o cansaço lhe tiver dominado. Corra para os braços do Redentor hoje mesmo, pois Ele é “manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.29).

                A serviço do Mestre,
                Pr. Jenuan Lira.



Nenhum comentário: