sexta-feira, 22 de janeiro de 2016


UMA GRANDE MENTIRA

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (João 8.44)

                Semana passada uma ‘novidade’ foi anunciada por um psicólogo da Universidade de Toronto, que revela o quanto nosso mundo perdeu o rumo moral e espiritual. Segundo o pesquisador Kang Lee, quando uma criança pequena inventa sua primeira mentira, os pais podem estar certos de que seu filho deu importante salto no seu desenvolvimento cognitivo.  O professor Lee é categórico em afirmar que atingir a ‘idade da mentira’ é algo a ser celebrado e estimulado. Crianças mentirosas tem grandes vantagens sobre as que falam a verdade.
             Nesse mundo caído e corrompido, é quase normal esperar que os conceitos bíblicos sejam rejeitados. Claro, o fato não merece ser celebrado, nem trouxe benefícios para nosso mundo. Porém,  num passado recente, mesmo com a inclinação inata de não se submeterem aos preceitos da Palavra de Deus, as pessoas, em geral, ao  menos concordavam que  mentir era errado e destrutivo. Não se seguia a verdade, mas também não se fazia apologia à mentira. Nos dias atuais, a realidade ganhou outro formato. Os formadores de opinião no meio acadêmico, e em todos as outras esferas da sociedade, não apenas ignoram a Bíblia, mas promovem por todos os meios a mentalidade antibíblica.
                 O Dr. Lee se disse surpreso ao descobrir que as crianças começam a mentir muito cedo. Se ele tivesse um mínimo de conhecimento das Escrituras já poderia ter partido desse pressuposto, pois Davi declara: Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras.” (Salmo 58.3). Assim, em termos de observação, o Dr. Lee está no rumo. Mas, quando chega o momento de tirar implicações e dar direcionamento, o famoso psicólogo se perde completamente.
                Segundo a Bíblia, a mentira, em qualquer fase do desenvolvimento humano é sinal de degeneração, não de evolução. A mentira tem como pai o próprio Diabo, disse Jesus. Quem vive mentindo está seguindo os passos do grande Ilusionista, a Antiga Serpente, deus deste século, que cega o entendimento dos incrédulos e leva-os para longe dAquele que é o “Caminho, a Verdade e a Vida.” De acordo com a Bíblia, não existe ponto de intercessão entre a verdade e mentira, as duas são mutuamente excludentes. Mais do que isso, o destino eterno consignado aos mentirosos, grandes e pequenos, não é agradável: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21.8) A razão disso é simples: a verdade e a mentira não tem vida em si mesmas, mas são indicações de lealdade espiritual. Conhecer a verdade, por exemplo, é mais do que apenas entender conceitos e conteúdos provados empiricamente. A Verdade é para ser seguida, pois sua essência não se encontra na observação acurada dos fenômenos. A verdade assenta-se sobre o caráter do Verbo de Deus, o Eterno Messias, que se fez homem e nos revelou verdadeiramente a natureza do Pai. 
             A exaltação da mentira na vida das crianças é apenas mais uma indicação de que nossos mundo segue sua espiral descendente de autodestruição. O professor Kang Lee está apenas colhendo mais um fruto amargo da árvore maldita do relativismo, cuja sombra se espraia sobre tudo e sobre todos. Essa inversão de valores foi anunciada pelo profeta Isaías, que também prenunciou o juízo de Deus sobre os que assim vivem: Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” (Isaías 5.20)
A despeito da enorme subjetividade e inclinação tendenciosa, a pesquisa está publicada como se fosse um grande achado científico... Acredite se quiser!

A serviço do Mestre,
Pr. Jenuan Lira


Nenhum comentário: