terça-feira, 22 de maio de 2012

ENTRE O PASSADO E O FUTURO


“Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas ao final são caminhos que conduzem à morte” 
(Pv 16.25).
            
“O passado não existe, o futuro você decide”. Como em outras ocasiões, a frase no vidro traseiro do carro me chamou a atenção. Mas palavras e frases são como parafusos, soltas significam muito pouco. Precisam estar agarradas a um contexto que lhes forneça sentido. Neste caso o contexto era uma sigla: PMDB.
            Matei a charada: o partido está lançando mão do mirabolante marketing de campanha, a fim de angariar votos. Está se beneficiando de uma contradição da chamada liberdade democrática. Segundo nossos preceitos civis, nas urnas o cidadão terá o direito de escolher seus representantes. Mas o marketing tem também o seu direito de dar uma mãozinha na hora do exercício da 'liberdade' de escolha. Por isso, o resultado eleitoral pode não representar exatamente o que o povo queria, mas a melhor imagem que foi vendida durante a campanha. Quando isso acontece, e acontece com frequência, pode-se dizer que os eleitores estarão votando na melhor agência de propaganda, não no melhor candidato.
            Mas, e quanto à frase? O passado não existe mesmo? Há controvérsias, pois o passado não existe, mas subsiste nos seus efeitos. Fatos não voltam, mas deixam consequências. Conforme as palavras acima proferidas por Salomão, em certos momentos, os homens podem se enveredar por caminhos tortuosos, que são sementes de morte no futuro. Assim, quando o relógio der mais uma volta transformando o passado, o presente e o futuro no seu antecessor imediato, as decisões passadas continuarão a brotar em frutos amargos que podem perdurar eternamente, misturando as extremidades do tempo.
            E quanto ao futuro? Bem, esse está totalmente fora do nosso controle. Mesmo que os políticos digam o contrário. Neste caso, a sabedoria popular é mais segura: “O futuro a Deus pertence”. Ainda bem, pois quando os homens querem dominar o futuro, o presente se torna um desastre. O que o futuro nos reserva, só Deus realmente sabe. Isso vale para a política e para os políticos. E não precisamos ir longe. Quem poderia, há quatro anos, imaginar o futuro do ex-presidente Lula? Com sua incontestável capacidade de inclinar a opinião popular, era certo que sua influência política ditaria os rumos da nação por vários anos. Infelizmente, as previsões otimistas não estão se confirmando, pelo menos no pleito que se aproxima. Um câncer na garganta abateu o vigor do presidente, atingindo sua principal arma: a voz. Em recente aparição pública, Lula precisou ser auxiliado para chegar ao assento central da grande mesa, na cerimônia realizada em sua homenagem. Sequer teve forças para discursar em pé. A criatividade e emotividade do improviso, suas marcas registradas, também não funcionaram. O presidente teve que ficar preso ao papel. Se os homens tivessem poder sobre o futuro, tais histórias não existiriam.
            Ao invés de lamentar o passado ou tentar manipular o futuro, os homens deveriam se concentrar no presente. É apenas no presente que se acham as possibilidades de agirmos no tempo. Não podemos ressuscitar o passado, mas podemos aprender a lidar com suas consequências. As palavras de Jesus à mulher pega em adultério ensinam essa verdade: “Vá e não peques mais”. Ele está aconselhando que a mulher aproveite a graça do Seu perdão quanto ao passado e viva diferente no presente. Mas não podemos demorar. É preciso diligência, pois o presente se torna em passado muito rapidamente, pois “tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Salmo 90.10).
            O que os homens precisam é lembrar que entre o passado e o futuro está o presente. E acima de tudo e de todos está Deus. O tempo está nas Suas mãos, pois foi criado por Ele. Seu poder é tão grande e Sua graça tão infinita, que Ele pode reconstituir nossa história, apagando as marcas de um passado de trevas, levando-nos para um futuro de glória. Por isso, bem faremos se ouvirmos novamente as palavras de Salomão: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.6).
            “Hoje é o dia que fez o Senhor”. Portanto, “Hoje se ouvirdes sua voz, não endureçais o vosso coração”.

            A serviço do Mestre,
            Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: