terça-feira, 22 de maio de 2012

O MELHOR PRESENTE PARA A MÃE


Dia das mães representa dois desafios para pais e filhos. Além da decisão acerca do tipo de presente, temos o dilema acerca de onde comprá-lo. Onde quer que vamos, as lojas estarão cheias, pois todos querem, com razão, homenagear suas mães.
            Lamentavelmente, em muitos casos, o presente dado às mães na verdade é uma forma de alívio de consciência. Uma espécie de compensação pela distância e desprezo com que as mães são tratadas ao longo do ano.
            Por outro lado, mesmo que o presente não seja para alívio e compensação, achar um presente que esteja à altura do amor de mãe é tarefa árdua. Todos querem fazer o melhor dentro das suas possibilidades, e às vezes até acima delas.
            A Bíblia nos ajuda a encontrar o melhor presente. “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6.2-3). Não existe presente comparável à honra que damos a nossas mães. Honra significa tratar com respeito e dignidade, demonstrar cuidado e consideração. Isto não apenas em palavras, mas principalmente em ações.
            O presente da honra é especial para as mães e compensador para os filhos. Deus preza tanto por esse relacionamento que faz uma promessa especial. Quem honra sua mãe terá uma vida plena, pois Deus o recompensará.
            Muitos filhos ficam procurando agradar suas mães neste dia dando coisas materiais que logo se acabam. Ao invés disso deveriam determinar em seus corações que serão melhores filhos, prontos para demonstrar todo carinho, respeito e amor por suas mães. Esse presente não se encontra em lojas, mas no coração que ama a Deus e entende seu dever de filho.
            No livro de Provérbios 23.22 temos outro conselho que não pode ser esquecido: “Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer”. Poder ter a mãe ao seu lado durante a velhice não deve ser jamais um peso, mas um grande privilégio. Mas infelizmente alguns desprezam suas mães quando notam que a velhice está chegando. Nesse tempo de limitações, nossas mães talvez vão precisar que façamos por elas o que elas fizeram por nós. Se for o caso, que estejamos dispostos a cuidar delas alegremente.
O amor e cuidado das mães é o melhor espelho do amor de Deus por nós. Que possamos honrar a Deus por meio da honra que damos a nossas mães.
A serviço do Mestre,
Pr. Jenuan Lira.
            

Nenhum comentário: