quarta-feira, 17 de julho de 2013

DEUS OU ZEUS


Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro” (Isaías 45:6)

            A estátua de Zeus, o rei dos deuses do Olímpio, é uma atração à parte no Getty Museu, na praia de Malibu. É uma réplica inspirada no monumento em ouro e mármore, esculpido pelo grego Pheidias (430 a.C), reconhecido  como uma das sete maravilhas do mundo antigo.

A estátua exibida hoje no museu foi encontrada no final do século 18 em escavações arqueológicas na cidade de Tivoli, na Itália. Zeus é representado como um homem barbado sentado em um trono. Originalmente ostentava um centro na mão esquerda e um raio na direita. Mas o tempo foi cruel com o deus grego, o qual não resistiu à corrosão da matéria, e a decadência se abateu sobre a imagem do deus-chefe do Olímpio. Se Zeus algum dia foi notável por sua imponência, nada disso se conclui a partir da imagem exposta no museu Getty Museu. Pelo contrário, nela Zeus é uma figura digna de compaixão, pois quando a desenterraram , o cetro não mais existia e o raio tinha desaparecido.  A estátua é símbolo marcante de humilhação e impotência, pois as mãos de Zeus foram decepadas, e seu rosto e nariz corroídos.

Enquanto observava a estátua decadente de Zeus, percebi uma perfeita ilustração da história bíblica da visita da arca do Senhor ao templo de Dagom, principal divindade dos filisteus. Em I Samuel 5 lemos da literal queda da estátua de Dagom diante da arca do Senhor. Na primeira noite Dagom foi achado prostrado ante o Senhor, ‘com o rosto em terra’. Os filisteus o levantaram, mas Dagom não resistiu ao segundo round. No dia seguinte, quando abriram o templo, Dagom estava ‘jazia de bruço diante da arca do Senhor; a cabeça de Dagom e as duas mãos estavam cortadas sobre o limiar; dele ficara apenas o tronco’ (I Sm. 5:4). Os filisteus cometeram o terrível engano de querer comparar o Deus verdadeiro com um ídolo. Isso custou caro não só para o pobre Dagom, mas também para toda nação filisteia.

Séculos atrás, os deuses gregos pareciam reinar supremos. Os ‘tolos sábios da Grécia’ inventaram-nos conforme lhes convinha, e o povo seguiu suas vãs filosofias. Por algum tempo, e para a desgraça dos seus adoradores, tais deuses usurparam o lugar do Deus do Céu. O Senhor suportou por um pouco, mas quando a medida da impiedade transbordou, o Senhor destruiu a Grécia com todos os seus sábios e suas divindades. Foi assim com o Egito, com a Assíria, com a Babilônia, com a Pérsia e, posteriormente com a própria Roma.

            A imagem depredada de Zeus é o símbolo do que acontece com todos que se levantam contra o Deus do Céu. Baal, Zeus, Dagom, Diana, todos são memórias opacas de histórias passadas. O Senhor, porém é o mesmo ontem e hoje e o será para sempre. Sua onipotência continuam regendo as nações. O Seu cetro jamais será arrancado da Sua mão direita. Ele é o Rei eterno. O sol e a lua param ao Seu comando e  os Seus raios  dissipam o orgulho dos homens. Por isso...

            “Eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Hb. 3:18-19).  

            A serviço do Mestre,


            Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: