segunda-feira, 12 de agosto de 2013

REMÉDIO PARA ALMA ANSIOSA

“Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco. 2 Crônicas 20:17”

Ansiedade é um dos dilemas do século. É um problema sério, que se intala na alma e traz consigo outros males que potencializam seus efeitos: stress, desânimo, angústia, pânico, depressão, etc.
As causas para a ansiedade são variadas. No caso do rei Josafá, seu coração se tornou ansioso com a notícia de que um grande exército vinha pelejar contra a sua terra. Josafá não tinha um exército que fosse capaz de fazer frente aos inimigos. Mesmo porque não era um inimigo, eram vários. As notícias davam conta de que uma coligação de nações marchava em direção à terra de Judá. Por isso, podemos entender bem quando o escritor sagrado diz: “Então, Josafá teve medo...” (II Cr. 20:3a). Nesse momento, a ansiedade tomou conta do seu coração. 
Em certos momentos na vida, nos sentimos cercados de todos os lados. Há situações em que nem sequer sabemos a causa para o desânimo, mesmo assim não conseguimos nos livrar dele. De repente, parece que a vida perde o brilho, e seca-se a nosso vigor. Ficamos apáticos, tristes, sem entusiasmo e sem expectativas. Tudo que a nossa vista alcança é um horizonte cinzento. E a nossa alma cai em angústia e tristeza. Ficamos como um arbusto no deserto.
O rei Josafá estava cercado, mas não deixou que o medo e a ansiedade lhe dominassem. Ele foi em busca da única saída segura para o seu dilema: “... e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá” (II Cr. 20:3b). Josafá sabia que seu socorro estava em Deus, e isso tornou-se tão notório que “de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao Senhor”. Era uma nação em apuros buscando o socorro de Deus.
Então, o rei conduziu o povo em oração, reconhecendo a grandeza de Deus e assumindo a sua necessidade. Enquanto orava, disse: “Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti ”. E Deus ouviu essa oração, pois enviou um mensageiro para dizer ao rei: “Não temais, nem vos assusteis; amanhã, sai-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco” (20:17). A resposta de Deus não impediu o confronto, mas quando Josafá e seu exército chegaram para o local da luta, eis que todos os inimigos eram corpos mortos “que jaziam na terra, sem nenhum sobrevivente” (20:24). 
Foi assim com Josafá, é assim conosco. Todos estamos sujeitos a ter que lidar com o medo e ansiedade, que muitas vezes toma conta da nossa alma. E, quando for o caso, o exemplo do rei deve nos ajudar: na angústia ele se pôs a buscar ao Senhor.  
É bem claro nas Escrituras que Deus permite que passemos por angústias a fim de que o busquemos de coração. São nos desafios que nos mostram o quanto precisamos da ajuda de Deus, que reconhecemos que somos pó e cinza, incapazes de viver apenas olhando para nós mesmos.
A ansiedade e depressão que nos atacam podem ser o caminho que vai nos levar aos braços do Senhor. Não é um caminho fácil, mas se for o meio para nosso arrependimento e retorno a Deus, no final seremos gratos por toda angústia que se abateu sobre a nossa alma.
Busquemos ao Senhor, e veremos a vitória.

A serviço do Mestre,
 Pr. Jenuan Lira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pr. Jenuan, O Semeador é uma maravilha.