quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

UMA FENOMENAL PERDIÇÃO

"É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus" (Mt. 19:24)

A capa da revista da empresa aérea me chamou a atenção.  Esbanjando músculos invejáveis (as gorduras foram bem disfarçadas) e um semblante de totalmente satisfeito,  a foto de Ronaldo, o ‘Fenômeno’, estava sublinhada com a seguintes palavras: “O Fenômeno quer brilhar na copa de 2014 fora dos gramados”. As informações da copa não  me interessaram, mas fui atraído pela mini biografia do Ronaldo.

Ao ler biografias, procuro perceber onde Deus entra na vida do biografado. No caso do Ronaldo, um fato curioso ocorrido no final da década de 80, constitui-se numa clara indicação de que, apesar da sua indiferença para com o Senhor, a verdade de Deus tem cruzado o caminho do jogador. Certa vez, após um jogo do flamengo, o menino Ronaldo acompanhado do seu pai, aguardava a chance de conseguir um autógrafo do seu ídolo, Zico. Quando chegou o momento, Ronaldo não tinha outro papel senão um folheto com mensagem evangélica no qual estavam escritas as seguintes palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. Sobre essas palavras o Galinho de Quintino deu seu autógrafo. Ronaldo guarda o papel até hoje, mas não dá atenção às palavras do Criador, apenas valoriza a assinatura da criatura.  
Passado a glória dos gramados, transformado num empresário famoso, o 'Fenômeno' divide seu tempo entre os negócios e a curtição. E na somatória de tal equação Deus nunca aparece no resultado. Não que Ronaldo não seja um adorador, isso todos somos por virtude da nossa criação, mas para suprir tal necessidade, Ronaldo se curva apenas diante  do único ser que considera digno de adoração: ele próprio.

A situação do Ronaldo lembra as palavras de Jesus sobre a dificuldade de um rico entrar no reino de Deus. Por que Ronaldo haveria de se interessar pelo Rei Eterno? Ele é um homem famoso e rico... ele é o ‘Fenômeno’. As riquezas do mundo lhe encobrem a pobreza espiritual. Como bem disse Salomão, há aqueles que se acham ricos sem nada ter, enquanto outros se dizem pobres sendo mui ricos (Pr. 13:7). Assim é Ronaldo, no meio da sua impressionante riqueza! Do que mais ele precisa? Das alturas do seu apartamento no Leblon, uma cobertura de 900 metros quadrados, avaliada em 35 milhões, Ronaldo olha o mundo de cima para baixo e parece isento da canseira dos mortais. Se está entediado, promove grandes festas para os amigos, algo comum na sua rotina, ou retorna para Londres e passa uns meses curtindo a Europa ou outro local turístico ao redor do mundo, acompanhado da sua nova namorada. Ronaldo é semelhante a Salomão em Eclesiastes, os quais não negaram ao seu coração nenhum desejo (2:10).

O problema é que a ostentação e os prazeres tem seu preço, mas Ronaldo não percebe.  Ronaldo é mais um prisioneiro da fantasia do mundo. Ele está atado aos grilhões da fama. Apesar de ter apenas 37 anos, os sinais da fragilidade são vista no próprio corpo já cansado e incapaz dos arranques e dribles que lhe tornaram notáveis. Ronaldo tem dinheiro para contratar os melhores nutricionistas do mundo, mas não vencer a compulsão da gula. Por mais que lhe cause problema o alcoolismo parece invencível. Longe da disciplina imposta pelo treinadores, ele fuma diariamente um maço de cigarro, sem falar nos outros excessos que já lhe consomem a saúde. Como todo pecador, Ronaldo não consegue se livrar dele mesmo. Ele é prisioneiro do seu coração e da expectativa do mundo. Deram-lhe a designação de fenômeno e ele precisa viver essa fantasia, mesmo sabendo que não é.

            Sem levar em conta o convite dAquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, Ronaldo segue seu próprio caminho, como um pássaro que voa para a gaiola. A sensação de bem estar pode tirar-lhe a vida presente e comprometê-lo eternamente, o que será uma terrível perda, uma fenomenal perdição (Pv. 1:32). 

Que o Ronaldo escute a voz de Deus para a salvação, antes que seja tarde demais e precise ouvir a voz do Senhor dizendo: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?” (Lc. 12:20).

A serviço do Mestre,

Pr. Jenuan Lira

Nenhum comentário: