quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CONSELHOS A UM FILHO AMADO

Querido filho, Jeninho, é uma grande alegria poder chegar a esse ponto da sua vida quando você atinge a maturidade e está pronto para andar com seus próprios pés.

           
Assim é a vida. Nascemos, crescemos, aprendemos e colocamos os nossos pés na estrada da vida. Eu e sua mãe passamos por esse ciclo anos atrás. Nossos pais tiveram que nos soltar para seguir o nosso próprio caminho, e agora chegou a nossa vez de soltá-lo também. Chegamos a esse ponto divididos entre a alegria de vê-lo crescer e a tristeza de vê-lo partir. Mas o processo não pode parar, e você deve seguir levando consigo um pouco de nós, enquanto trilha seu próprio caminho e vai imprimindo também a sua própria marca na descendência que o Senhor lhe dará.

            Cruzando a linha da maturidade, eu sei que nosso relacionamento também muda. É certo que continuaremos próximos por mais alguns poucos anos, talvez vivendo dentro da mesma casa, mas mais e mais a minha posição de pai na sua vida vai passando por mudanças. Daqui por diante, o eixo da nossa convivência desloca-se mais do campo da obediência para o campo da influência. Estamos em um ponto em que não mais vou guiá-lo pela mão, como tantas vezes fiz no passado. Espero desfrutar ainda do prazer de guiá-lo, mas agora pelo exemplo, pela amizade e pelo conselho.

 Portanto, os conselhos que agora estou lhe oferecendo já são dados com o alvo de influenciar sua vida. Não são novos conselhos, pois ao longo desses anos você ouviu a mim e a sua mãe repetir esses conselhos repetidas vezes. Por outro lado, são novos por causa da ocasião, visto que em os transmitimos no momento em que você dá um passo além, rumo à maturidade. Receba-os portanto como uma manifestação do nossos desejo de continuar presentes em sua vida,  influenciando-o para seguir sempre nos caminhos do Senhor.
                       
Os conselhos que trago não são meus, mas são do próprio Deus. Alguns desses conselhos eu também ouvi dos meus pais, e tenho ouvido diretamente da Palavra à medida que estudo, ensino e prego as Escrituras.

Tenho 18 textos bíblicos, dos quais quero retirar 18 conselhos que espero formarem os pilares de toda sua vida:

Conselho 1: “Filho, guarde o seu coração exclusivamente para adorar ao Deus Trino das Sagradas Escrituras. Nunca permita que qualquer coisa ou pessoa tomem o lugar especial do Senhor no trono do seu coração. Meu filho, fuja dos ídolos” (Êx. 20:3).

Conselho 2: “Filho, faço minhas as palavras de Davi, enquanto preparava seu filho Salomão para assumir o trono: “sirva o Deus de seu pai com coração íntegro e alma voluntária. Como você sabe, tanto eu quanto sua mãe, cedo na juventude decidimos dedicar nossas vidas para o serviço do Senhor, e nunca nos arrependemos por um só momento.”( 1 Cr. 28.9)

Conselho 3: “Filho, descanse na promessa de que o Senhor é o seu pastor. Estando sob o cuidado de Cristo, até o que porventura venha a faltar, não lhe fará falta.”( Sl. 23:1)

Conselho 4: “Jeninho, tenha no Senhor o motivo da sua alegria. Que o conhecimento de Deus seja a sua glória, e a comunhão com o Todo-poderoso a razão da sua alegria. Se você desejar o Senhor, o seu coração estará sempre cheio de satisfação.” (Sl. Salmo 37:4-5)

Conselho 5:  “Filho, lembre-se de tudo que lhe ensinamos em casa. Continue firme e resista sempre à sedução dos pecadores e aos encantos desse mundo mal. O prazer do pecado e a alegria do mundo são mera ilusão.”( Pr. 1:8)

Conselho 6: “Filho, se você for sábio alegrará o nosso coração. Por isso, apelamos a que busque a sabedoria como a tesouros escondidos, e receba a inteligência que vem da boca do Senhor. Mas lembre-se que em Cristo encontram-se todos os tesouros da sabedoria. Conheça a Cristo e você será um homem sábio.”( Pr. 2:6)

Conselho 7: “Filho, fique sempre vigilante, a fim de não ser iludido pelo engano da mulher adúltera. Quando o Senhor lhe der a sua auxiliadora idônea, faça o compromisso de não declinar nem para a direita, nem para a esquerda. Não seja simples, não seja tolo, não se deixe enredar pela loucura da paixão pecaminosa. Desde já, desenvolva o caráter de um homem fiel, mantenha-se puro, e o Senhor  lhe honrará com uma esposa que será um presente de Deus para sua vida (Pr. 18:22). E quando chegar esse momento, ame-a como tenho amado a sua mãe e trate-a como uma joia rara.” (Pr. 4:23)

Conselho 8: “Filho, a vida é cheia de angústias, mas nunca perca a esperança diante delas. Se você pensar em desistir é porque está confiando em sua própria força. Coloque em Deus sua esperança e você renovará sua forças.” (Pr. 24:10)

Conselho 9: “Não desperdice sua juventude. Decida usar seus anos de maior vigor para buscar ao Senhor de coração e servi-lo integralmente.”( Ec. 12:1)

Conselho 10:  “Filho, não tente preservar seu ego, isso lhe fará perder a vida. Leve a si mesmo para a cruz dia-a-dia a fim de que a vida de Cristo possa se manifestar em você.” (Lc. 14:27)

Conselho 11: “Meu filho, descanse na libertadora doutrina soberania de Deus. Lembre-se de que Ele mantém absoluto e constante controle sobre todas as coisas, circunstâncias e pessoas visando à Sua glória e o seu próprio bem.” (Rm. 8:28-30)

 Conselho 12: “Filho, apegue-se ao Evangelho e jamais se envergonhe dele. Volte-se para a cruz de Cristo onde Ele lhe amou a ponto de dar Sua vida por você. Alegre-se na cruz e regozije-se na ressurreição. Anuncie essa mensagem ao mundo.”( (I Cor. 15:3-5)

Conselho 13: “Filho, jamais esqueça as Sagradas Letras que lhe foram ensinadas desde a infância. Apegue-se às Escrituras, que podem lhe tornar sábio para a salvação, e apto para ser um homem de Deus maduro e equipado para toda boa obra. Como seu pai, coloque as Escrituras acima de você mesmo e esforce-se  para conhecê-la.” (II Tm. 3:14-17)

Conselho 14: “Filho, antes de qualquer coisa, você é um obreiro de Cristo. Independentemente do que você faça, sua primeira vocação é servir ao Senhor e mostra ao mundo quem é Deus. Faça isso de maneira tal que nunca tenha de que se envergonhar.” (II Tm. 2:15)

Conselho 15: “Filho, nunca deixe de transmitir a outros o ensino que eu lhe dei. Começando com a sua casa, procure expandir o alcance da verdade de Cristo para que esse corrente de ensino bíblico continue até a volta do Senhor.” (II Tm. 2:1-2)

Conselho 16: “Filho, zele por sua fé e aprende com aqueles que o Senhor tem colocado na seu caminho que servem como modelo. Mas não olhe tanto para os homens, pois esses podem se perder no caminho da vida. Olhe para Cristo, Ele é o Modelo Perfeito.” (He. 12:1-2)

Conselho 17:  “Filho, se você deseja alegrar o meu coração e o da sua mãe, se deseja que nos orgulhemos de você, não coloque seu coração em outra coisa, senão em seguir a Verdade. Nenhuma conquista na vida valerá à pena, se você não estiver andando nos caminhos do Senhor.” (III Jo. 4)

Conselho 18: “Filho,  aguarde e apresse a vinda do Senhor. Viva o hoje como se Cristo voltasse amanhã. Almeje sua pátria celeste e prepare-se para ser saudado por Cristo como um servo bom e fiel.” (Ap. 1:8)

A serviço do Mestre,

Pr. Jenuan Lira.

Um comentário:

Rauni disse...

Glórias ao Senhor!!