sexta-feira, 8 de maio de 2015

MISSÃO DE MÃE

Todavia será preservada através sua missão de mãe, 
se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso
 (2 Tm. 2.15)

                 O papel da mulher e a dignidade da maternidade são temas explosivos em nossos dias. Não poucas vezes, mulheres pacíficas e controladas tornam-se ríspidas e argumentativas no momento em que o ensino bíblico sobre o papel da mulher entra em pauta. Apesar disso, e pensando no bem que resulta da verdade, não podemos fugir desse assunto, mas  examiná-lo à luz das Escrituras, ‘falar o que convém à sã doutrina’ (Tito 2.1), e assumir o risco de ‘antes obedecer a Deus do que aos homens’ (At. 5.8).

                Em 1 Timóteo 2.15, Paulo diz que a mulher ‘será preservada através de sua missão de mãe.’ É interessante o pensamento preservação da mulher, principalmente quando notamos que, no texto grego, a ideia é comunicada pelo verbo salvar, o que coloca grande importância na afirmativa de Paulo. Para melhor compreensão, notemos que, no verso anterior, Paulo lembra a cena da tentação no jardim, e afirma que Adão ‘não foi iludido, mas a mulher sendo enganada, caiu em transgressão.’ Isso não desculpa o homem, ao contrário, o torna ainda mais culpável, suguei a sugestão do tentador de maneira muito consciente. No entanto deixa evidente que a mulher é mais susceptível a cair no engano do Inimigo, e, por isso, foi estrategicamente abordada pela Serpente. Diante desse fato, a mulher deve sem empenhar em tomar medidas preventivas que lhe afastem do perigo. Existe alguma prescrição? O Escritor inspirado apresenta como medida preventiva o incrível e misterioso ministério de criar filhos. Enquanto se doa em favor dos filhos para educá-los no caminho da justiça, a mulher  abençoa e é abençoada. Seu amor pelos filhos e o profundo desejo de vê-los bem vai lhe absorver de modo tal, que o Inimigo terá menos chance de lhe ‘entreter’ com seus enganos.

Por causa do risco do engano, e não por um capricho machista, Paulo declara no verso 12: “E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.” Assumir a posição de liderança espiritual na igreja não é bom para a mulher, pois sua maior propensão a cair nas ciladas do Inimigo pode causar danos severos para ela e para o rebanho de Deus. As ordens de Paulo não visam a restringir o ministério da mulher, mas ajudá-la a se empenhar no ministério ideal para o qual ela foi criada.

                É pena que a missão de mãe, tão honrosa diante de Deus, e tão benéfica para os homens seja hoje vista até como algo indigno ou de pouca importância. Há muito as mulheres foram levadas a pensar que criar é filhos é uma perda de tempo e um desperdício de talentos. Com argumentos contrários à própria natureza, o Inimigo doutrinou a sociedade de maneira contrária aos ensinamentos bíblicos, tentando vender a ideia de que homens e mulheres são iguais e, por isso, a mulher deveria se libertar da ‘escravidão’ doméstica. O Mestre da ilusão conseguiu fazer prevalecer na mente das mulheres mais um engano!

                Na Sua bondade e sabedoria, Deus criou uma afeição entre mãe e filho difícil de explicar. Por isso, a influência de uma mãe sobre seus filhos não se pode medir, e a sua capacidade de alcançar o coração dos filhos é simplesmente indescritível. Sem dúvida, Deus coloca sobre o pai a responsabilidade final pela criação dos filhos, mas Salomão fala também sobre a ‘instrução da mãe’ (Pv. 1.8). Foi por causa da instrução da mãe que Moisés, embora tendo saído de casa muito cedo, jamais esqueceu sua identidade e seu Deus. A mãe sábia aproveita os laços de afeição com os filhos, a fim de inculcar nas suas mentes ‘os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez’ (Sl. 78.4).

                Falar da honrosa missão de mãe pode não ser ‘politicamente correto’, mas é divinamente apropriado. Nesse tempo de tanta exaltação do eu, é quase normal que as mulheres prefiram evitar essa missão humilde pela exigência de renúncia que ela demanda. Mas o fato é que por meio da sua missão, uma mãe que teme ao SENHOR contribui para o fortalecimento da família, para a estabilidade social, para o crescimento do reino de Deus e, ao mesmo tempo, se previne do engano do pecado.

                Deus seja louvado na vida de cada mãe fiel.

                A serviço de Mestre,

                Pr. Jenuan Lira.  

Nenhum comentário: