segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CHUVAS DE BÊNÇÃOS

Um jardim é como a vida: para desfrutar da sua beleza é necessário esforço. Já tinham me dito, e a experiência prática só tem confirmado.

Quando mudamos para nossa casa, resolvi dar uma de jardineiro. Até mais do que isso: Decidi que eu mesmo iria preparar o nosso sistema de irrigação. E assim foi.

- “Ficou bom...?”

- Bem... eu diria que... podemos falar disso depois?

O que interessa, por enquanto, é que funciona. Mas com um detalhe: dá trabalho. Tive que investir em poço, bomba, canos, tubos, aspersores e vários tipos de conexões. Mesmo sendo um sistema simples é como tudo nesta vida, precisa um ajuste aqui e acolá. Fico feliz quando consigo fazer a harmônica interação de cada parte, mas para ser sincero, nem sempre consigo, e nem sempre por muito tempo. Recentemente um dado novo entrou na história: minha esposa não está satisfeita com as hastes pretas dos aspersores espalhados pelo jardim. Ela acha que não fica bonito... coisa de mulher! Na verdade, eu também acho, mas não disse ainda para ela. Independente disso, uma coisa é certa: para sobreviver, meu sistema de irrigação agora precisa adequar eficiência e estética. Já dá para concluir que minha “maravilhosa invenção” está com os dias contados.

Estou convencido de que na experiência humana o ideal sempre colide com o real. E quando pensamos que os dois se encontraram, em pouco tempo descobrimos que estávamos iludidos. Voltando ao jardim, o ideal seria um sistema de irrigação simples (sem motor, aspersores, tubos, conexões, etc.), rápido e que cobrisse o jardim por inteiro, fazendo a água chegar a todos os cantos e, de preferência, sem custo.

Outro dia foi interessante. Estava de folga e resolvi aguar o jardim. Comecei cedo e já ia chegando ao final quando aconteceu algo inesperado. O Criador das plantas resolveu me ensinar como se irriga um jardim com eficiência, rapidez e sem custo. Quase não podia acreditar que um trabalho que levaria horas, Deus realizou em poucos minutos com uma breve e inesperada chuva. Na verdade, foi apenas uma nuvem mais densa que liberou parte da sua água sobre o nosso jardim.

Que diferença entre Deus e os homens. Lutamos, esforçamo-nos e consumimos nossas forças para ver as coisas pelo menos acontecendo. Muitas vezes, após longa empreitada, quando acionamos o botão que liga o sistema todo, a coisa funciona, mas de maneira sofrível. Esperamos um resultado, mas vem outro totalmente inesperado. Mas quando Deus age, as coisas acontecem. Simples, naturais, suaves e eficazes.

As lutas e frustrações não devem neutralizar nossos esforços no jardim da vida. Vamos, sim, continuar adubando, irrigando, podando e limpando. Mas sem esperar dos nossos esforços além daquilo que pode ser realizado. Esperar muito do seu “sistema” só resulta em frustração. Se o seu jardim não ‘responde’ aos seus esforços, talvez chegou a hora de repensar sua estratégia, erguer os olhos ao céu e clamar por auxílio do Jardineiro Eterno...

“Oh! Senhor manda chuvas... chuvas de bênçãos”!!
A serviço do Mestre,
Pr. Jenuan Lira

Nenhum comentário: