quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A PARTÍCULA DE DEUS

Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos...” Mt 11.25.

            Cientistas estão em festa. Depois de perseguir uma pequena partícula subatômica por mais de 50 anos, anunciam com triunfo a sua aparição. É o chamado bóson de Higgs, nome do cientista inglês que teorizou profeticamente a sua existência.
            Mas nem tudo são flores. Apesar da grande euforia, é preciso que se admita que ainda “tem umas pedras no meio do caminho”. A primeira é aquele onipresente “será?” que nunca deixa de mostrar sua cara nas celebrações triunfais de certas descobertas científicas. Conforme Denis Oliveira Damázio, físico brasileiro que trabalha no laboratório do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, explica: “Precisamos de mais alguns anos para conhecer todas as características dessa nova partícula para podermos afirmar sem nenhum risco de errar que se trata de um Higgs”. E se não for? Neste caso, como já aconteceu noutras ocasiões, ao invés de dar respostas, a partícula vai suscitar inúmeras perguntas, fazendo surgir um novo campo de estudos científicos.
            Outra pedra no sapato dos cientistas é o nome que caiu no gosto popular “partícula de Deus”, uma vez que, segundo a suposição do Big Bang, essa partícula seria responsável por impedir que o universo ficasse eternamente reduzido ao tamanho de uma laranja altamente energizada. Parece até uma ironia divina que, depois de tanto esforço para fundamentar uma teoria que nega a realidade do Criador, os cientistas vejam o nome de Deus estampado nos resultados das suas pesquisas mais complexas. Como não poderia deixar de ser, a menção da expressão “partícula de Deus” no momento da apresentação do suposto Bóson de Higgs não agrada nem um pouco o diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, Rolf Heuer. Por isso, sua reação foi rápida: “Esse é um painel onde as metáforas são banidas”.  O desvendamento das entranhas atômicas expõe também as entranhas da alma humana em rebeldia contra o Criador. É como se o nome de Deus fosse um próton carregado positivamente, que imediatamente é repelido pela negatividade dos elétrons do coração humano.
Sem dúvida a descoberta é admirável. Ninguém será tolo suficiente para achar que essa investigação deva ser reputada como um dado banal. Absolutamente! As verdadeiras pesquisas científicas não podem ser vistas como ameaça sob nenhuma ótica. O problema não está nos fatos, mas na interpretação deles. No caso em vista, a partícula será computada, pela fé, como um fundamento elementar responsável por conferir caos ao dito Big Bang, o que representa uma tremenda injustiça à partícula achada. Ela será usada e abusada para sustentar um artigo de fé, pois a propalada explosão que teria dado início ao universo, não é um fato, mas uma teoria, abraçada por alguns cientistas, que creem na inexistência de Deus. Esquecem os cientistas que a tal partícula só foi achada por causa da ordem maravilhosa em que operam as leis naturais. Sem ordem, a matemática não pode antecipar a nada, pois a incerteza dominaria até mesmo a simples adição de dois mais dois.  Neste caso, o chamado bóson de Higgs, símbolo da ordem subatômica, está servindo para fundamentar a teoria da desordem.
            Vendo o esforço dos cientistas que investem anos para saudar a descoberta de uma “partícula de Deus”, alegro-me em perceber a poderosa atuação do Espírito Santo no coração do crente, que não apenas contempla partículas, mas conhecem o Ser de Deus, revelado na Sua Palavra, que é infinitamente muito mais glorioso do que as impressionantes maravilhas da criação.
“... Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado” Mt 11.26.

A serviço do Mestre,

Pr. Jenuan Lira


Nenhum comentário: