terça-feira, 21 de agosto de 2012

ENTRE O MESTRE E OS PEIXES


Pedro precisava fazer uma escolha. Voltar aos peixes lhe pareceu mais interessante do que seguir a Jesus. O Senhor tinha um plano maravilhoso, mas foi preciso insistir com Pedro e os outros discípulos para que enxergassem.
            Desde o primeiro encontro com Jesus, mais de um ano se passara. A Bíblia não revela claramente os motivos que fizeram os pescadores se afastarem de Jesus. Mas é claro que na mente deles voltar ao mar era mais interessante do seguir o chamado de Jesus. Estranho. Jesus os queira como pescadores de homens, mas ele insistem em ser pescadores de peixes. Entre levar a salvação aos perdidos e os peixes perecíveis, os últimos exerceram maior fascínio.
            Jesus não perde nada quando o rejeitamos, mas Sua misericórdia não desiste de nós. Até parece que Jesus está barateando o valor da Sua oferta. Mas na realidade é apenas prova da Sua bondade.
            Deus tem sempre um plano melhor, mas nem sempre o percebemos. Outras vezes até vemos, mas não queremos nos submeter. Foi assim com os primeiros discípulos, é assim conosco, muitas vezes.
            Um ano se passou e Jesus renova o Seu chamado. Mostra que os quer como pescadores de homens. Eles aceitam e por dois anos vão viver as mais incríveis experiências. Mas a cruz estava no fim da estrada. E eles não estavam preparados. Não contavam que seguir o Mestre também envolve passar pela cruz. Portanto, ao encararem a dureza da cruz, mais uma vez desistem da vocação do Senhor. Logo encontram uma saída... “vamos pescar!” (Jo. 21:3). Pedro sugere, outros seguem passivamente. Como era difícil tirar os peixes do coração do discípulos! Assim, outra vez, O Senhor precisa reavivar o chamado perguntando a Pedro: “amas-me mais do que estes outros?”.
            Como os discípulos estamos sempre no dilema entre o imediato e o eterno, entre o material e o espiritual. Infelizmente, muitas vezes o apelo dos peixes são maiores do que o chamado do Mestre.
            Onde estamos? Continuamos comprometidos em pescar homens ou já estamos preparando as redes para mais uma temporada no mar? O chamado do Mestre, como Sua misericórdia, se renova cada dia. Sua vocação para pescar a homens continua sendo Sua vontade para minha vida. Estou pronto a obedecer, deixar tudo e seguir?

            “Não temas; doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.” (Lc. 5:10-11)

            A serviço do Mestre,
           
            Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: