terça-feira, 16 de outubro de 2012

SONHAR É PRECISO


Nada é digno de fazer parte da minha vida se não for maior que a própria vida. Creio nisso firmemente, e me apego a esta verdade. Se todos os meus alvos forem delimitados pela extensão da minha vida, meus projetos vão durar pouco e fazer pouca diferença no mundo. Mas isso não parece algo de um sonhador? Sim, com certeza assim pensam os sonhadores, e eu sou um deles. Já cheguei à conclusão de que sonhar é preciso, pois de que maneira poderíamos almejar realmente significante, tendo uma vida tão curta? Sonho porque vejo essa vida como um breve cochilo que acaba quando despertamos. Por isso, enquanto não cruzamos a linha final, devemos almejar por algo que ultrapasse os nossos limites, deixando um legado de bênçãos para os que virão atrás de nós.
            Seria tolo e desonesto negar que aqui sou devedor ao grande poeta lusitano, Fernando Pessoa. Ele por sua vez, pegou sua inspiração dos navegadores antigos da época gloriosa da nação portuguesa. No seu afã de cruzar os mares na busca de encontrar um novo mundo, os navegadores diziam: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. O poeta entendeu a mensagem e se apropriou do espírito dessa frase para afirmar:
“Viver não é necessário; o que é necessário é criar.           
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.
            Mas não é Fernando Pessoa que mais me inspira no caminho dos sonhos. Muito mais significante e instrutivo é o exemplo de Neemias, um sonhador tão ousado que foi capaz de reconstruir os muros de uma cidade. A diferença entre Pessoa e Neemias é que aquele almeja algo que fosse grande aos olhos humanos, enquanto Neemias almeja algo grande aos olhos de Deus.
A visão de Neemias lhe dava forças para prosseguir, mesmo sob o risco de morte, porque quando estamos vivendo em função de um projeto realmente digno a vida não é tão preciosa quando a realização daquele projeto. Neemias se permitiu ser dominado pelo medo, por isso não aceitou a sugestão de para a obra e se esconder no templo para não morto pelos inimigos (Ne. 6.11). Quando pensamento lhe foi proposto, a resposta dele foi simples: “Um homem como eu fugiria?”. O risco era rela, mas a coragem desse homem era forte suficiente para enfrentar qualquer perigo.
Isaías 26:3 resume bem o segredo da determinação de Neemias: “Tu [Senhor] conservarás em paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti”. Não havia nada mais firme no caráter de Neemias do que a sua confiança no Senhor. Neemias nunca alimentou a ilusão de que ele poderia fazer aquela grande obra por si mesmo. Por isso, repetidamente encontramos Neemias em oração, clamando ao Senhor por Suas bênçãos. Não era o seu projeto, mas o projeto de Deus que se delineava no horizonte dos seus sonhos.

            Parafraseando Fernando Pessoa podemos dizer que ele declara... “Viver não deve ser o meu alvo, nem devo perder meu tempo tentando gozar a vida, pois viver não tem a menor graça se não por algo maior do que a própria vida”. Foi isso que Neemias fez. Resolveu correr todos os riscos, mas sonhar com algo grande. E Deus o abençoou para executar o plano.
Quais são seus sonhos? São maiores do que a sua vida? Em que esse mundo será pelo fato de você ter siso um habitante dele?  Não sei qual é o seu grande projeto, mas se não for para o progresso do reino de Deus neste mundo seu esforço será inútil. Se projeto é pequeno demais.
A serviço do Mestre,
Pr. Jenuan Lira

Nenhum comentário: