quarta-feira, 31 de outubro de 2012

VOCÊ ESTÁ PREPARADO?


A jovem senhora estava visitando a nossa igreja pela primeira vez. Estava satisfeita no culto até que veio uma surpresa desagradável: o tema da pregação naquela noite lhe incomodou bastante. Minhas primeiras palavras foram: “Hoje quero falar sobre sua vida...”. E continuei: “você já considerou que pode estar a apenas um passo da eternidade?... Você está pronto para enfrentar o Juiz de toda terra?... As estatísticas indicam que dez entre dez pessoas morrem...”. Por pouco a mulher não se levantou e saiu da igreja. Talvez não tenha feito por consideração a sua irmã que a havia convidado.
Ao final do culto, tive oportunidade de falar um pouco com ela. Estava mais calma, e passado o choque inicial seguira toda pregação com atenção. Mas compartilhou como se sentiu no início e explicou o motivo: “Tenho muito medo da morte. Não gosto nem de ouvir essa palavra. Esse trauma trago comigo há tempos, mas foi intensificado recentemente quando meu esposo foi diagnosticado com câncer”.
            É difícil a nossa situação. Fugimos da morte, mesmo sabemos não há abrigo que nos livre dela. Salomão, em profunda reflexão sobre a existência humana, declarou: “Nenhum homem tem poder sobre o dia da morte; nem há tréguas nesta peleja...” (Eclesiastes 8.8). Gostando ou não essa é a realidade e fugir não é o melhor caminho. Isto equivaleria a tentar escapar do inescapável.
O que fazer, então? Naturalmente, não devemos fazer da morte o centro da nossa vida, mas tê-la no horizonte é aconselhável. Dizem que Filipe de Macedônia, pai de Alexandre, o grande, tinha um servo cuja tarefa diária era entrar na sua presença e dizer: “Filipe, você vai morrer”. Foi a maneira que Filipe encontrou para reconhecer quem ele era. Isso o livraria da soberba. Visualizar a linha final da vida nos dará uma melhor perspectiva da nossa identidade e nos ajuda a definir o que melhor podemos fazer da vida, enquanto ela não se vai. 
            Seguindo a direção da Palavra de Deus, o melhor caminho é conhecer e aceitar a obra de Cristo realizada em favor dos pecadores. Por Sua morte e ressurreição, Jesus conquistou a morte, podendo oferecer vida eterna a todo que O receber como Único Senhor e Salvador. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Essa é a razão pela qual a morte um dia cruzará o caminho de todos os homens, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm. 3.23). Mas Deus enviou Seu Filho como nosso mediador. Sendo Deus, Jesus tem poder para nos salvar. E não há salvação em nenhum outro (At. 4.12), “porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3.16).  Jesus é o único remédio proposto por Deus para o problema da morte.
            Meu conselho para a senhora que veio a nossa igreja foi o seguinte: “Ao invés de temer, a senhora deveria se preparar, confiando em Cristo como Seu único e suficiente Senhor e Salvador”.
            E você, está fugindo ou está preparado?
            A serviço do Mestre,
Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: