sábado, 28 de dezembro de 2013

ANO NOVO… SOBREVIVEREMOS!

“De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” 
(Hb. 13:5)

            Quando recebemos um novo ano sempre há aquela sensação de que somos sobreviventes de uma batalha. Às vezes pouco ameaçadora, outras vezes desesperadoras, mas sempre uma batalha.
            Enquanto escrevo este artigo, espero no aeroporto de Los Angeles por vencer a última grande batalha em termos de uma longa viagem. Dentre os desafios do ano, certamente um dos mais simples.
            Atar as duas pontas desse ano não é difícil, já que parece que fomos do início ao fim num piscar. Ao mesmo tempo, com tudo que vivemos, parece que uma eternidade se passou nesse pequeno lapso de tempo.  As lutas que agora são vencidas em certos pontos do ano eram gigantes a nossa frente, que foram vencidos, mas em batalhas ferrenhas que deixaram suas marcas e suas lições para o resto da vida. Para nossa família, a batalha de tentar sobreviver em outro país, agravada pela saudade dos amados que deixamos nos parecia invencível. Tudo era diferente. As coisas mais simples e, digamos automática, pareciam desafiadoras. Lembro a primeira tentativa de abastecer o carro (sem o luxo do frentista que faz os serviço para nós no Brasil). Não observei a posição do tanque, e parei do lado errado. Depois de alguns minutos tentando entender o auto-pagamento, descobri que a bomba não alcançaria o tanque do carro, e a fila atrás de mim já era considerável, assim como era a admiração dos outros motoristas com a minha dificuldade, os quais já se mostravam pouco satisfeitos com minha demora. Depois de muito malabarismo, com ajuda do caixa, escapei da confusão... Entrei no carro com um pensamento: sobrevivi!
              Sem dar atenção à sabedoria dos antigos, resolvi desafiar o provérbio popular que diz: “papagaio velho não aprende a falar”. Pensei... “como não sou papagaio e estou na flor da idade, acho que dá”.  Deu, mas... Entender a outra língua e expressar o que queria (mesmo com ajuda da velha mímica, muitas vezes) foi razoável. Mas havia outro detalhe... escrever em nível acadêmico, conforme as justas exigências do curso. Cada matéria era apresentada com páginas e páginas que deveriam ser escritas. Mais de uma vez senti vontade de desistir, pois o desafio parecia muito além da minha capacidade... e era de fato (muitas vezes me veio à mente a história do ‘papagaio velho’). Mas quando já estava me dando por vencido, um professor lembrou na aula: “Deus nunca nos dá mais que podemos, pois Ele nos dá graça e poder para cumprir Sua vontade”. E assim foi. O Deus fiel não me deixou no meio do caminho, e foi glorificado na minha fraqueza.
            Aos poucos, à medida que o ano corria, ficava cada vez mais claro que uma vez mais o Senhor nos faria mais que vencedor. Em cada ansiedade, em cada cuidado, em cada notícia triste, em cada abatimento do coração, mais forte eu podia ouvir a voz do Senhor: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso”.
            Dizer que foi um ano fácil seria uma exagerada simplificação. Mas dizer que chegamos ao final como perdedores seria uma terrível ingratidão. Lutamos e vencemos... Deus nos deu a vitória. Saiu tudo com queríamos? Certamente não, e nem poderia. Esse é um mundo caído em pecado, que se torna ainda mais complicado pelo nosso próprio pecado. Não adianta nutrir a ilusão de que neste mundo as coisas serão tão boas como poderiam ser. Mas, ao final de tudo, o balanço é mais do positivo, pois Deus nos sustentou e nos guardou por caminhos que somente a Sua providência poderia explicar.
            Sobrevivemos 2013 e sobreviveremos 2104, pois Deus é conosco e promete nunca nos deixar. Que venha o novo ano, e que a glória do Senhor se manifeste me nós mais uma vez.

            A Serviço do Mestre,

            Pr. Jenuan Lira.

Um comentário:

Neto Schoenman disse...

Que Deus o abençoe Pastor! Lembrarei mais do senhor e família em minhas orações.