quarta-feira, 21 de março de 2018


ATENÇÃO…
VOCÊ PODE SER O PRÓXIMO!

              Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.(2Samuel 11.2)
A história de Davi, o homem segundo o coração de Deus, permanecerá para sempre como um lembrete importante e assustador a todos os homens e mulheres deste mundo: Atenção! O pecado jaz à porta… Você pode ser o próximo!
Se, em toda nação de Israel, havia um homem que poderia, com justiça, ser visto como um improvável candidato ao adultério, este homem era Davi. Infelizmente, o pecado não respeita probabilidades, e Davi se tornou mais um exemplo desse fato. Se olharmos, mesmo brevemente, para a 'vida pregressa’ de Davi, entenderemos por que o adultério com Bate-seba era realmente improvável.
Acima de tudo, Davi era um homem temente a Deus, desde a sua juventude. Quando o jovem pastor é introduzido na cena do relato bíblico, o que mais chama nossa atenção é o seu apego ao Deus de Israel, numa época em que a nação perdia seu vigor espiritual. Quem pode ler a história bíblica e não admirar o fiel Davi cuidando dos rebanhos do seu pai? Ali, na obscuridade do pastoreio, o caçula de Jessé se deleitava na presença de Deus, compondo poesias magnificas, as quais eram metrificadas com maestria e executadas em acordes santos, à medida que o  pastorzinho tangia sua harpa com arte e com júbilo. Músicas inspiradas e inspiradoras, que até hoje nos movem às alturas celestes. 
Com o passar do tempo, à semelhança do seu futuro Descendente, Davi  “…crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2.52). Por amor da glória do Deus de Israel, foi capaz de se apresentar para enfrentar o temível Golias, o blasfemos gigante filisteu, e Deus lhe deu vitória. Foi um grande teste, mas o pior estava por vir: Enquanto servia no palácio, tornou-se alvo da inveja de Saul. Aquele que outrora fora seu amigo, tornou-se seu inimigo mortal. Assim, por cerca de dez anos, viveu com fugitivo, sendo caluniado,  difamado e traído, mas nunca desistiu de esperar  a justiça do SENHOR. Dvi era, realmente, um homem admirável, que poderia ter eliminado seu perseguidor facilmente, mas preferiu suportar angústias de morte, a tocar no ‘ungido do SENHOR.’ Assim, Davi experimentou, literalmente, as palavras de Romanos 8.36: “Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.”
  Mas, certo dia, sem planejamento prévio ou malignidade proposital, Davi foi fisgado ao ver uma linda mulher tomando banho. O homem que derrotou gigantes e suportou a injustiça, foi vencido pela própria cobiça. A contemplação lasciva da nudez de uma mulher fez o herói da fé cair por terra. Que tristeza.. que lição! O pecado encontrou uma brecha e inundou a alma do homem segundo o coração de Deus. E, uma vez instalado, como sempre acontece, gerou a morte. Davi perdeu todos os parâmetros, se tornando irreconhecível. Sem a menor vergonha, planejou a morte covarde de um dos seus melhores soldados. O homem de espírito sensível e coração maleável, corajoso e honrado, transformou-se em um frio assassino, cheio de maldade, dolo e mentira. E nessa condição, permaneceu por cerca de um ano, até ser confrontado pelo profeta Natã, que, após contar a parábola do rico perverso, que tomara a cordeirinha do seu vizinho pobre, olhou diretamente nos olhos do rei e disse: “Tu és o homem”.
O que tudo isso significa? simplesmente isso: Se aconteceu com Davi, pode acontecer conosco. Nenhum de nós está imune a nenhum pecado. Quando vencemos as batalhas externas, ainda temos que guerrear com a nossa carne que, prevalecendo-se da força do pecado, nos afasta do Deus vivo. Como já foi dito… Atenção, você pode ser o próximo!
Infelizmente, ao longo da caminhada da fé temos visto muitos soldados feridos. Isso é muito triste, mas pior do que cair é permanecer na queda. Que Deus nos livre de precisarmos também ouvir as palavras  do profeta Natã, ‘tu és o homem.’ Mas, se algum dia formos surpreendidos em alguma falta, que sejamos semelhantes a Davi até o fim, saindo da condição de homem caído, para a posição de homem arrependido. Deus tenha misericórdia de nós todos!


A serviço do Mestre,
Jenuan Lira.



Nenhum comentário: