terça-feira, 1 de março de 2011

A FALSA BELEZA

A promessa da beleza é a maior de todas as mentiras. Falsamente, a mídia e “as fofocas” vazias de mentes ocas afirmam que para uma pessoa ser bonita basta ter dinheiro e bastante disciplina. Cosméticos, bolsas, roupas de grifes (de preferência sensuais), academia e dieta são a receita certa para a beleza que todos admiram. E quando não for mais possível manter a falsa aparência, uma cirurgia pode nos fazer retroceder vários anos.
O mundo é realmente cheio de armadilhas e facilmente nos vende gato por lebre. Se não estivermos orando e vigiando seguimos na ilusão do canto da sereia, corrrendo para adquirir o que não precisamos e encontrar vida na fonte da morte.
Somente pela perspetiva cristã podemos entender a verdadeira beleza, que é um conceito trancendental. O ‘protótipo’ e fundamento da beleza, da verdade e da bondade são subprodutos da realidade de Deus. Deus, que molda e mantem a realidade, é o único Ser realmente belo, pois nEle se encontra a ‘beleza da santidade’. Sendo, pois, a beleza um atributo do caráter de Deus, nunca se manifesta em detrimento ou oposição aos Seus demais atributos. Assim, o belo sempre será verdadeiro, o verdadeiro sempre bom e o bom sempre bonito. São os três elementos inseparáveis, pois são parte do caráter do Deus, cujo caráter permanece integral de eternidade a eternidade.
Para o mundo, a visão quebrada de um mundo despedaçado é o que prevalece. O mundo não tem um caminho, mas segue perambulando por incontáveis veredas que levam a lugar nenhum. São milhares de opções, todas maquiadas, adocicadas, para esconder o veneno mortal que carrega abaixo da superfície. Não podemos esquecer que o mundo jaz no maligno, que é o mentor das tendências e dietas feitas para consumir alma ingênua daqueles que se distanciam de Deus. A ditadura da falsa beleza é uma terrível escravidão que contamina até o culto ao Senhor. E como devemos estar atentos a tudo isso!
Como cristãos, jamais deveríamos separar as virtudes de Deus enquanto avaliamos a beleza de uma pessoa. Ouso dizer que qualquer pessoa em seu estado natural é muito mais bela do que a garota estampada na capa de uma revista de moda, pois é a imagem de Deus que transmite beleza, enquanto os truques da moda só transmitem ‘boniteza’. As duas coisas são absolutamente diferentes. Quem é bonito exibe apenas a miragem da ‘atratividade’, quem é belo manifesta a permanência da realidade.
No céu não há pessoas bonitas, apenas santos belos, pois não trazem mais as marcas do pecado, e apenas refletem a formosura do Salvador.
Sejamos sóbrios. O espelho pode apenas refletir a fútil atração exterior, mas o Senhor vê o nosso coração. Usemos as Escrituras como nossa medida de formusa, e assim a beleza de Cristo será vista em nós.


A serviço do Mestre,

Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: