quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

As Escrituras


Nenhum livro tem sido tão perseguido como a Bíblia. Este livro sobreviveu aos mais ferrenhos ataques promovidos por reis, papas, imperadores, intelectuais, etc. Foi pela preservação divina que a Bíblia chegou até nós. Mas para que isso fosse possível, muitos tiveram que perder a própria vida.

Entre os mártires da Bíblia, encontramos  Tyndale (1494 - 1536). Tyndale foi desperto  para os desvios do "cristianismo" graças aos escritos de Lutero que circulavam na Inglaterra, apesar da condenação e queima pública dos livros de Lutero, ordenada pelo rei Henrique VIII em 1521. O desejo de Tyndale, portanto, era promover uma reforma na igreja inglesa por meio da tradução da Bíblia na língua do povo. Assim, começou a traduzir os textos a partir dos línguas originais, hebraico e grego.

Ao ouvirem acerca dessa tradução, os clérigos romanos iniciaram uma intensa perseguição a Tyndale. Por isso ele teve de fugir para Colônia, na Alemanha, onde se preparava para imprimir seus textos. Sendo descoberto por um padre alemão, Tyndale fugiu para Worms onde a reforma de Lutero progredia. Ali conseguiu completar seu trabalho e publicou duas edições de três mil exemplares cada, do seu Novo Testamento Inglês, em 1525. Os exemplares foram enviados à Inglaterra escondidos em peças de fazenda, sacos de farinha de trigo,etc.

Ao perceber que a tradução do Novo Testamento estava na mão do povo, o Bispo ficou irado e começou uma campanha para comprar todos os exemplares que eram encontrados, e queimava-os a cada domingo em praça pública, mas a fogueira era maior a cada semana. Um fato curioso é que o comerciante contratado pelo Bispo para comprar os Novos Testamentos era amigo de Tyndale e com o próprio dinheiro do Bispo foram impressos milhares de exemplares do Novo Testamento (Is 40:8).

Em outubro de 1536, Tyndale foi traído, preso e estrangulado, sendo depois queimado na estaca a mando dos clérigos romanos. Antes do último suspiro ele ainda conseguiu orar dizendo: "Deus, abre os olhos do rei da Inglaterra. Deus respondeu oração anos depois quando o próprio rei declarou oficialmente:" Em nome de Deus deixo a Bíblia ser espalhada entre o povo". Além disso, 50 anos depois o rei inglês financiou a impressão de milhares de Bíblias - a conhecida versão do Rei Tiago.

Os inimigos da Bíblia se foram, mas ela permanece triunfante. Isto nos faz lembrar as palavras do salmista:
"PARA  SEMPRE, Ó SENHOR,  ESTÁ FIRMADA  A TUA PALAVRA NO CÉU"  
(Salmo 119:89)

            A Serviço do Mestre
           
            Pr. Jenuan Lira.
"Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de Deus permanece eternamente" (Is40:8)

Nenhum comentário: