terça-feira, 1 de março de 2011

ALMA ABATIDA

“Por que etás abatida. ó minha alma? Por que te perturbas dento de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl. 42:5,11)

Os efeitos da virose (ou dengue) se prolongaram além da conta. A semana passou arrastada, improdutiva e sem cor. Momentos de ânimo e desânimo se alternavam descontroladamente, resultando em muitas tarefas inconclusas. Aos poucos a situação foi me afetando interiormente, chegando ao ápice quando comecei a me sentir desinteressado de tudo e de todos, achando que ficar isolado era a melhor saída.
Sexta a noite, sentindo um enorme peso no corpo e na alma, sai para buscar meu filho na escola. Em certo cruzamento, enquanto esperava o sinal que demorava uma “eternidade”, notei uma mulher se arrastando próximo dos carros. Na verdade, era uma jovem que tinha apenas uma perna e estendia as mãos aos motoristas pedindo uma moeda. Sai pensando... O que teria acontecido com essa jovem que precisou amputar a perna? Onde seria sua casa? Quanto ela iria conseguir depois de horas se arrastando no asfalto? Dois quarteirões depois, encontro um jovem embriagado ou drogado cambalendo em frente dos carros, sem perceber o perigo.
Enquanto considerava em cada cena, um versículo e um cântico entraram em minha mente. O versículo foi Salmo 42:5. Por meio da Escritura, podia ouvir o Senhor me abrindo os olhos e o coração para aprender com a situação. Por que tanto desânimo, se havia tantos motivos para louvar? A semana fora difícil, mas tinha muitas bênçãos para comemorar. Muitos passariam a noite na rua, eu tinha uma casa para me abrigar. Não precisava me arrastar no asfalto pedindo esmolas, não estava indo visitar um filho no hopital, não era escravo dos vícios, e, melhor de tudo, Jesus deu a Sua vida por mim, colocando meus pés no rumo da vida eterna.
Imediatamente, transportei-me para nosso culto e podia ouvir a igreja cantando triunfante: “te louvarei... não importam as circunstâncias”. Era isso que eu precisava. Animado ou desanimado, eu deveria louvar a Deus, pois sempre há grandes motivos para bendizer Seu santo nome. Esqueci meu desânimo, e comecei a louvar, e o pranto tornou-se em riso.
Pouco adiante, uma ambulância desesperada pede passagem. Alguém estava em perigo, talvez agonizando na avenida após um acidente... eu estava seguro indo para casa. “Por que estás abatida, ó minha alma?... obrigado, Senhor, pela proteção todos os dias”.
Quando estamos em tempos difícieis, nada nos abate mais do que ficar concentrados em nós mesmos. O melhor remédio é pensar nas bênçãos de Deus. Há muito pelo que dar graças, pois, ainda que nosso corpo desfaleça, nosso destino final é glorioso.

“Não sou apenas servo, teu amigo me tornei...”!


A serviço do Mestre,

Pr. Jenuan Lira.

Um comentário:

Darlene Kids disse...

Muito edificante... nos levar a pensar em quantos vezes colocamos o foco em nós mesmos e esquecemos que o nosso grande Deus está no controle de todas as coisas. Que Deus continue usando tua vida para edificar outras