quarta-feira, 8 de maio de 2013

Atire a primeira pedra


“E toda terra saberá que há Deus em Israel...” – 
I Sm. 17:46


     Essas foram palavras proferidas pelo pequeno Davi enquanto ia de encontro ao gigante Golias. Ele ganha ousadia para enfrentar esse desafio porque vê nele uma oportunidade do Senhor ser conhecido em TODA TERRA.

Saber que há somente um Deus verdadeiro, eis a grande necessidade do mundo. Como os Filisteus, muitos povos e nações desconhecem o Deus criador e sustentador do céu e da terra. Por isso a ordem do nosso Mestre: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...”. Deixar de atender a tal mandato é esquecer que o Senhor é quem fala, neste caso temos duas opções: obedecer ou obedecer. É dEle toda autoridade nos céus e na terra. 
              Agora surge um problema: “Senhor, eu sou pequeno diante do mundo, como poderei obedecer uma ordem de escopo universal? Não tenho dinheiro para ir a terras distantes, eu não sei falar as línguas das nações, não  me sinto capaz de fazer com que toda terra saiba quem tu és”.
E a resposta do Senhor é clara: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer fores” (Js. 1:9). Foi por isso que Davi partiu para enfrentar o gigante filisteu. Ele sabia que ali se travava uma batalha entre deuses, e Ele era o soldado do único Deus verdadeiro. Ele entendia que estava em questão a honra do Senhor, Deus de Israel, e por experiências passadas Ele tinha certeza de que Deus, que tudo faz como lhe agrada, zela pela honra do Seu santo nome. Então, o desafio era apenas uma oportunidade para que toda terra chegasse a conhece o Senhor.  
É interessante a visão mundial de Davi. Ele cria que aquela batalha travada num recanto esquecido e esquisito desse vasto mundo, faria com que o conhecimento de Deus atingisse toda terra. Era como se a pedrinha que voou em direção à fronte de Golias, uma vez atingindo seu alvo, se tornasse em uma grande montanha que encheria toda terra. 
Não importa o nosso tamanho, mas a nossa obediência. Deus não nos cobra além do que está à nossa disposição. A verdade é que Ele nos manda ir ao mundo todo com sua mensagem, então comecemos logo. Saiamos das nossas paredes, deixemos de pensar no conforto das nossas igrejas, deixemos de olhar para o nosso próprio umbigo, fomos chamados para sair e não para ficar. Comecemos de onde estamos e com o que temos. Entreguemos ao Senhor nossos poucos pães e peixes, e deixemos que Ele multiplique para as multidões famintas. Ficar lamentando que o mundo é muito grande e nós muito pequenos é querer encontrar desculpa para a nossa desobediência. Coloquemos os pés na estrada, atiremos a nossa pedrinha no gigante e toda terra saberá que há Deus em Israel.
Se vai dar certo? Bem, quem pode se responsabilizar pelos resultados é Aquele que está lhe mandando. Ele é quem vai dirigir a “pedra à testa do gigante”. Mas uma coisas é certa: Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.
Então...Atire a primeira pedra!

Atirando pedras a serviço do Senhor de toda terra,

Pr. Jenuan Lira.   

Nenhum comentário: