quarta-feira, 8 de maio de 2013

O PODER DA RESSURREIÇÃO



“Deus  ressuscitou o Senhor e  também nos ressuscitará a nós pelo seu poder ” (1Co 6.14). 

      “Quem nos removerá a pedra...?”. Esse era o pensamento perturbador que ocupava as mentes das mulheres que cedo sairam para colocar ervas aromáticas no corpo de Jesus. Desconhecendo o milagre ocorrido da ressurreição, elas temiam que a enorme pedra encerrasse para sempre, em profundo silêncio, a influência de Jesus no mundo.
 Em tempos modernos, outras pedras enormes também foram colocadas entre Jesus e o mundo. Um exemplo digno de nota é o caso das nações comunistas, cujos governantes se empenharam por destruir toda e qualquer lembrança da fé cristã na sociedade. Conseguiram certo progresso no seu intento, mas nunca conseguiram destruir a lembrança da ressurreição. 
         O caso da Antiga União Soviética é bem interessante. É realmente um mistério que o significado da Páscoa tenha resistido ao longo dos 70 anos de opressão comunista.  Muitos pastores foram exilados e executados, centenas de igrejas destruídas, Bíblias foram banidas e a celebração do natal foi abolida em toda nação. No entanto, misteriosamente, a lembrança da Páscoa jamais se extinguiu.
         O apego e respeito às tradições, a própria vida sofrida e o desejo espiritual da alma humana são os fatores que, humanamente, explicam a sobrevivência da lembrança da ressurreição de Cristo em terras soviéticas. Não que houvesse cultos ou festejos públicos, mas havia um reconhecimento generalizado de que um dado domingo era o domingo de Páscoa. 
          A força da ressurreição pode ser vista ainda mais nos atuais países da comunidade soviética. Quando chega o domingo de Páscoa, é muito comum as pessoas nas ruas, nos metrôs e nos restaurantes se saudarem com as palavras: “Jesus ressuscitou”. Ao que o outro responde: “É verdade, Ele ressuscitou”. Por incrível que possa parecer, a atmosfera pascal é muito mais marcante nesses antigos países comunistas do que nas muitas nações ditas cristãs. 
     O comunismo passou, assim como passarão todas as edificações da mente humana. Lênin e Stalin são hoje uma vaga lembrança, mas a fé cristã segue firme, pois CRISTO RESSUSCITOU. 
       Nem a pedra das mulheres, nem as muralhas dos homens puderam impedir a manifestação e poder do Cristo ressuscitado. Nessa certeza continuamos, sabendo que "Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1Co 6:14).

         A força da ressurreição é um estímulo para a continuidade do nosso ministério missionário. O mundo é certamente frio e incrédulo, mas a vitória de Cristo sobre a morte tem poder de aquecer o coração e produzir vida de entre os mortos. Jesus triunfou. O evangelho triunfará.

A serviço do Mestre,

Pr. Jenuan Lira.


             

Nenhum comentário: