terça-feira, 22 de outubro de 2013

A GLÓRIA DE EDNEY

“Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória” (Sl. 73. 24-25)

                        Seria trágico, se não fosse o Senhor. Edney, um jovem ministro do evangelho, pai de três filhos pequenos,  morre em tempo breve, depois de lutar bravamente contra um violento câncer.
            Quando nos caminhos da vida cruzamos com a morte, ficamos perturbados, especialmente se tal encontro nos parece absolutamente prematuro. Tinha que ser dessa maneira? Não havia uma esperança por meio de um novo medicamento? Por que não foi aplicado? E assim seguem as muitas interrogações para as quais só Deus tem a resposta.
            Enquanto  tentamos encontrar um sentido entre a vida e a morte, o primeiro passo nunca deve ser a razão, mas a fé, que brota da afirmações das Escrituras.  No Salmo 73 Asafe se lançou numa desafiadora empreitada: solucionar os dilemas da existência humana partindo do seu próprio raciocínio. Não conseguiu ir muito longe até chegar ao ponto de  reconhecer que “só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim” (v. 16). Mas se o crer nas Escrituras preceder o pensar, todas as nossas perguntas serão feitas sobre as bases firme da soberania e da bondade de Deus. O Deus Eterno age soberanamente em todas as coisas e prepara um final glorioso para aqueles que o amam. Na luta da vida o que os nossos olhos vêem e o nosso corpo experimenta pode não fazer o menor sentido, mas Deus está no controle e tem o melhor para os Seus.
             É fato que os últimos momentos do Edney entre nós foram difíceis. As fotos e o vídeo que ele postou dias atrás revelavam a decadência e a fragilidade causadas pela doença. Aparentemente ele estava numa luta desleal contra um inimigo muito mais poderoso. Mas se a situação for considerada através da ótica bíblica, o cenário é outro. Por trás da triste imagem da decadência material, ergue-se a sombra da cruz de Cristo. A luta do Edney foi enfrentada por Cristo na cruz do calvário e vencida ao terceiro dia conforme o verdadeiro testemunho do anjo que disse às mulheres: “Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está, mas ressuscitou” (Lucas 24.5-6). Sendo um salvo por Cristo, Edney estava destinado à vitória sobre a morte física e eterna. O combate final foi traumático, mas a glória foi alcançada, em Cristo Jesus.
            A vida do Edney pode até ficar fora dos registros oficiais da história humana, mas o que interessa é que o seu nome estava escrito no livro da vida, pois quando chega o nosso dia, não importa o que fomos, nem o que fizemos, mas apenas se a nossa vida estava oculta em Cristo. Afinal, que proveito há em ganhar o mundo e perder-se eternamente?
            Para o nosso irmão, a luta findou. Tudo está consumado. Viver e morrer são verbos que mudam de sentido quando Cristo faz parte da nossa vida.  A morte perdeu mais uma vez,  pois nada nos separa do amor de Cristo.
            “Ainda que a minha carne e a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” (Sl. 73.26).

            A Serviço do Mestre,

            Pr. Jenuan Lira.      

7 comentários:

Anônimo disse...

Verdade o morrer pra viver com Cristo é lucro.

Anônimo disse...

O maior exemplo e testemunho de fé que conheci na vida.

Paulo Junior

Anônimo disse...

ESTAR NA GLOTIA KOM O SENHOR

Anônimo disse...

gloria com Deus

will disse...

Pastor Edney me fez viver mais a igreja, mostrou a todos como era bom ser de Deus.
Obrigado por tudo.
Paulo Geovanny, Quixelô-CE

Anônimo disse...

um grande servo de Deus! Edney nos mostrou que não tem sentido nenhum de reclamarmos de algo,quando Deus não nos dá o que pedimos... OBRIGADO SENHOR POR MAIS UM EXEMPLO DE VIDA!

Anônimo disse...

Querido irmão Edney !! Saudades !!