terça-feira, 22 de outubro de 2013

DESAFIO DA LUTA ESPIRITUAL

Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens ” (Mt. 16.23)


            Nossa falta de fé se explica em uma palavra: materialismo. No domingo fazemos um pequeno esforço para negar o fato, mas no resto da semana a realidade vem à tona. Por essa razão não nos impressionamos com a declaração de Paulo no sentido de que: “A nossa luta não é contra sangue e carne, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra forças espirituais do mal nas regiões celestes ...”. Enquanto a Bíblia fala de luta espiritual intensa, levamos a vida cristã relaxadamente, sem a menor atenção ao fato de que estamos em guerra e o Inimigo é poderoso.

            A luta espiritual divide os evangélicos em dois extremos, geralmente. Há aqueles que são paranoicos em termos da presença de Satanás e seus anjos, enquanto  outros não ao menos pensam no fato de que Satanás tenta nos “peneirar como trigo” (Lc. 22.31) e nunca se cansa na sua terrível obra de tentar “perverter os retos caminhos do Senhor (At. 13.12). Infelizmente, esse é o extremo em que muitos de nós caímos. Esse é o nosso ponto cego no retrovisor espiritual e por isso estamos sempre correndo perigo, pois nos tornamos presa fácil do “leão que ruge procurando alguém para devorar” (I Pe. 5. 8). Sem perceber a ação insidiosa do Maligno, nunca chegamos ao ponto de convicção que nos leva a dizer: “arreda, Satanás”.

            Cristo, nosso Amado e Divino Mestre, sofreu terríveis ataques do Inimigo, em situações completamente inesperadas. Não seria exagero dizer que o Diabo seguia os passos de Cristo, procurando uma brecha para agir. Às vezes, Satanás agia dissimuladamente, outras vezes era ousado e partia para o ataque frontal. Ele conhecia e temia a Cristo. Em Mc. 1:24, o demônio admite francamente: “Bem sei quem és: O Santo de Deus!” Satanás sabia que quando se defrontava com Cristo estava diante do Criador dos céus e da terra. Ele sabia que, em parte, devia sua própria existência ao poder do Senhor Jesus. Ele sabia ainda mais que Jesus, sendo Deus, nunca iria pecar e  seria capaz de passar por toda e qualquer tentação, sem ceder a nenhuma delas (Hb. 4.15). Mas nem por isso deixou de preparar suas armadilhas e insistir contra o impossível. Isso nos ensina que uma das características do Diabo é a ousadia.

            Além de ousado, Satanás é criativo e insistente. Em Mateus 16.23, vemos o Diabo cercando a Cristo e Seus discípulos. Pouco depois de Pedro ter feito uma maravilhosa confissão acerca da identidade divina de Cristo, Satanás se apropria da boca desse discípulo como meio de fazer o Senhor Jesus se desviar do plano do Pai. Jesus notou imediatamente a estratégia do inimigo e ordenou: “Arreda, Satanás!” Entre outras coisas, a batalha espiritual explica por que Jesus orava tanto e tão prolongadamente. Ele sabia bem do que Satanás era capaz e por isso não baixava a guarda.

            Precisamos entender a importância desse assunto para nossa vida cristã. Se para nós a batalha espiritual é uma mera idéia ou uma brincadeira, para Satanás não é.  O Inimigo é astuto, ousado, poderoso e nunca dorme. Se ele tentou o impossível com Cristo, o que ele não será capaz de tentar conosco?

            Portanto, “vigiai e orai para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt. 26.41). “orando em todo tempo no Espírito e para isso vigiando com toda perseverança e súplica” (Ef. 6.18).

            A realidade é muito maior do que aquilo que os nossos olhos veem. O mundo espiritual é a pare invisível da realidade que nos cerca, portanto, à batalha, sabendo que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo” (I Jo. 4.4).

            A serviço do Mestre,

            Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: