terça-feira, 22 de outubro de 2013

Removendo os marcos

“Os príncipes de Judá são como os que mudam os marcos; derramarei, 
pois, o meu furor sobre eles como água” (Oséias 5.10)

                     Um dos mais conhecidos seminários evangélicos do mundo fica perto da nossa casa em Pasadena. Conta com mais de 4.000 estudantes, vindos de cerca de 100 diferentes denominações, de diversas partes do mundo. A biblioteca, dividida em 4 andares, contém cerca de 50.000 volumes e excelentes salas de leituras abertas ao público. Por isso, muitas vezes pego meus materiais e passo horas na biblioteca fazendo minhas tarefas e pesquisas.
                   Infelizmente, esse seminário hoje é um símbolo do liberalismo teológico no meio evangélico. Seus marcos doutrinários e práticos foram removidos de modo tal, que a autoridade das Escrituras foi anulada em prol da relevância e contextualização. Há poucos dias, por exemplo, havia uma exposição católica de imagens de Maria no hall de entrada. Eram quadros e poesias enaltecendo Maria no seu papel de “mãe de Deus e medianeira dos pecadores“.  Se as ações revelam o coração, podemos dizer que o coração desse seminário está tomado pelo ecumenismo religioso, uma posição que fere terrivelmente o ensino bíblico.
                   Outro dia, saindo da biblioteca, notei uma nova exposição nos murais da biblioteca. Era sobre a história do seminário. Para minha surpresa, entre os fundadores encontrei nomes de vários conhecidos estudiosos das Escrituras, cujos livros se tornaram referência em vários campos de estudo. Eu os conhecia por ter usado suas obras durante meu tempo de seminário. Foram homens que lutaram contra o liberalismo teológico do século passado, levantando a bandeira em defesa da autoridade, inspiração e inerrância das Escrituras. Foram esses valores que moveram os fundadores nos primórdios da escola em 1947.  
                 Retornando para casa fiquei pensando sobre as mudanças negativas que podem ocorrer na vida de uma instituição e de uma pessoa. A história antiga e recente está repleta de exemplos. São casos tristes de organizações e indivíduos que hoje negam os marcos antigos que orientavam seus pensamentos e ações. 
                  A Bíblia relata sobre as mudanças negativa que ocorreram ao longo da história da nação de Israel. O povo facilmente esquecia seu compromisso com Deus. Esse tópico foi enfatizado grandemente nas repreensões proféticas. O profeta Oséias denunciou o pecado da mudança dos marcos antigos, praticado pelos líderes de Judá na vida espiritual do povo. Fazendo assim, eles agiam como quem se apropria de terras que não lhe pertencem, roubando a propriedade dos seus vizinhos, pois os marcos eram pedras usadas como balizas para delimitar a extensão de uma propriedade.
Quando penso na minha própria vida, e nas muitas vezes em que tenho removido os marcos delimitadores que a Palavra de Deus me impõe, compreendo mais claramente a seriedade do meu pecado. A Bíblia diz que eu não pertenço a mim mesmo (Rm. 14.7-8; I Cor. 6.20). Eu tenho um Dono e Senhor, cujos marcos delimitadores se estendem a tudo que tenho e sou. Mas, movido pelo rebelde desejo da liberdade pecaminosa, eu vou forçando as fronteiras do senhorio de Cristo, deixando parte do terreno do meu coração fora do Seu controle. Então, me aproprio da “terra sem dono”, e sinto-me livre para fazer o que bem desejo.  O que aconteceu? Removi os limites, neguei ao Senhor o direito de propriedade sobre a minha vida, e tornei-me presa do meu próprio pecado.
      Mudar os marcos do compromisso com Deus parece algo muito simples. Fazemos isso ao longo da vida e aparentemente, nada de mal acontece e a gente ainda fica ainda com a sensação de que está gozando a vida.  Essa é mais uma doce ilusão do pecado. O único problema é que “do Senhor não se zomba”. Os príncipes de Judá pensaram que estavam no controle da situação, mas quando menos esperavam sobreveio-lhes repentina destruição. O Senhor cumpriu a Sua Palavra e o Seu julgamento desabou sobre a nação como uma inundação de muitas águas.
      Você reconhece os limites do Senhor sobre a Sua vida? Não tente cruzar a linha. A grama que perece mais verde além dos limites de Deus é apenas ilusão de ótica. Do lado de cá está a bênção e a vida para sempre.

                   A serviço do Mestre,

                   Pr. Jenuan Lira.

Nenhum comentário: